Vidroplano
Vidroplano


Quais os tipos mais comuns de fixação mecânica para espelhos?

14/02/2019 - 12h48

Os espelhos, um dos produtos mais demandados no mercado vidreiro pelo forte apelo decorativo e funcionalidade, podem ser instalados, basicamente, de duas maneiras: mecânica, geralmente por meio de parafusos; ou química, com produtos específicos para colagem. Sobre a fixação mecânica, você sabe quais são os tipos mais comuns e quais os principais cuidados para uma instalação segura? Explicamos a seguir!

Aparafusamento

Nesse tipo de instalação, deve-se sempre usar arruelas ou espaçadores plásticos em ambos os lados do espelho. O aperto completo do parafuso é feito apenas no final, preferencialmente pelas diagonais das peças.Evite o contato direto entre os parafusos de fixação e a peça do espelho — utilize entre eles materiais como silicone neutro ou arruelas de borracha ou plástico.

Botão francês

Use apoio de borracha ou plástico, para evitar contato direto do metal com o espelho. O número de botões a se usar deve ser proporcional às dimensões do espelho — pergunte ao fabricante do botão qual limite de peso ele suporta sem quebrar.

Molduras

Atenção: use molduras e elementos de fixação que não absorvam umidade. Se forem molduras metálicas, lance mão de espaçadores macios (calços de borracha ou clipes plásticos, por exemplo). O espelho deve estar sempre encaixado na moldura, com no mínimo 5 mm em todas as arestas. Evite elementos de fixação que possam causar danos às superfícies e arestas do espelho.

Presilhas ou garras

O número de presilhas ou garras a serem utilizadas deve ser proporcional às dimensões do espelho. Deve haver espaçamento de pelo menos 3 mm entre o costado do espelho e o substrato.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters