Vidroplano
Vidroplano


Qual a diferença entre o vidro temperado e o termoendurecido?

02/04/2019 - 12h38

Não importa qual seja a sua relação com o vidro: é sempre importante conhecer os tipos diferentes do material disponíveis no mercado, suas aplicações e características. Como na próxima semana o Comitê Brasileiro de Vidros Planos (ANBT/CB-37), sediado na Abravidro, discutirá a norma para vidros termoendurecidos, falaremos aqui sobre ele e o temperado, que também é submetido a um processo térmico. Isso os torna parecidos? Quais são as diferenças? Confira a seguir!

Vidro temperado

vidro-temperado

A fabricação do temperado é realizada por meio de um forno de têmpera horizontal ou vertical. O vidro float (comum) é submetido a um processo de aquecimento e resfriamento rápido que o torna mais resistente mecanicamente (até cinco vezes mais do que o vidro comum) e a choques térmicos.

É considerado um vidro de segurança, uma vez que, em caso de quebra, fragmenta-se em pequenos pedaços, diminuindo o risco de ferimentos. Tais características fazem com que ele esteja muito presente na construção civil, na indústria automotiva e também na decoração.

Vidro termoendurecido

vidro-termoendurecido

O termoendurecido, assim como o temperado, é um vidro tratado termicamente para adquirir resistência mecânica superior à do float — dependendo da espessura, é até duas vezes e meia mais forte. Ambos também precisam passar pelo pré-processamento (corte, lapidação, furação, lavagem etc.) antes de irem ao forno. No entanto, a semelhança acaba por aí. Diferente do temperado, o termoendurecido não pode ser considerado um vidro de segurança: fragmenta-se em pedaços um pouco maiores quando partido e, normalmente, é usado na composição de laminados ou insulados.

Portanto, não confunda os dois! Para saber mais detalhes sobre o projeto de norma dos termoendurecidos, confira a seção “Falando em normas” da edição de março da revista O Vidroplano. Acompanhe também a agenda de reuniões aqui em nosso portal.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters