Vidroplano
Vidroplano


Qual vidro usar em portas, vitrinas e divisórias?

16/02/2017 - 14h51

O conhecimento das normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) é fundamental para que todo o trabalho com vidros seja executado de forma correta, segura e eficiente. Para ajudá-lo com isso, publicaremos em nosso portal reportagens didáticas sobre o assunto, na série O que a norma diz?

Hoje, nosso tema é a instalação de portas, vitrinas e divisórias. Ela é abordada na NBR 7199 —Vidros na construção civil — Projeto, execução e aplicações, revisada no ano passado — leia aqui a reportagem completa sobre o assunto.

Seu texto explica quais os tipos de vidro devem ser usado nessas aplicações e em quais condições. Veja o que ela determina:

 

Vidros em portas, vitrinas e divisórias

Abaixo de 1,10 m em relação ao piso
7199_porta-vitrine-divisoria_abaixoTodos os vidros devem ser de segurança, independente do pavimento em que estejam instalados. Nesse caso, você pode usar o vidro:

– Temperado;
– Laminado;
– Aramado;
– Insulado (composto com os vidros listados acima).

Acima de 1,10 m em relação ao piso
Além dos vidros de segurança citados, pode ser aplicado o vidro float ou impresso (comuns), desde que encaixilhado ou colado em todo o perímetro.

Estamos combinados? Então, nada de errar na hora de especificar o trabalho para o cliente.

Importante: se você quiser saber mais detalhes sobre as características desses vidros, acesse agora mesmo a seção “Vidro de A a Z” aqui do site.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters