Vidroplano
Vidroplano


Semana do Vidraceiro é realizada pela Amvid-MG e Sinvidro-MG

25/05/2022 - 18h52

Nos dias 16 a 20 de maio, o Sindicato das Indústrias de Beneficiamento e Transformação de Vidros e Cristais Planos do Estado de Minas Gerais (Sinvidro-MG) e a Associação Mineira do Comércio Atacadista, Varejista e dos Beneficiadores do Vidro (Amvid-MG) realizaram a Semana do Vidraceiro. A iniciativa foi formada por uma série de eventos presenciais, virtuais e híbridos voltados para os vidraceiros, com uma programação bastante especial por ser este o Ano Internacional do Vidro, incluindo a exposição O Vidro no Mundo, que será exibida novamente de 30 de maio a 10 de junho no Museu de Artes e Ofícios em Belo Horizonte. A mostra rodará ao longo do ano pelas cidades de MG – o itinerário pode ser seguido na página das entidades no Instagram (@sinvidromgAMVID).

As duas associações já comunicaram que, com o sucesso da Semana do Vidraceiro em 2022, essa ação fará parte do calendário de eventos para o próximo ano. Ambas agradeceram ao Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de Minas Gerais (Sinduscon-MG) pela parceria na realização do 3º Seminário de Vidros e Esquadrias; ao programa Vidro Certo, da Associação Brasileira das Indústrias de Vidro (Abividro), representando as usinas AGC, Cebrace, Guardian, Vivix e Grupo Saint-Gobain, pelo patrocínio; e à Abravidro, Fiemg, Revista Contramarco, Sebrae e empresas Bend Glass, GR Gusmão e Reflex Tempervidros pelo apoio.

 

Abertura

No dia 16, a cerimônia de abertura reuniu associados das entidades mineiras e representantes das indústrias de base. Após a fala inicial do presidente do Sinvidro-MG, Leonardo Braz, o consultor Rodrigo Barbosa palestrou sobre o tema Setor vidreiro: O pior já passou ou está por vir?.

Em seguida, houve espaço para falas de Flávio Vanderlei Alves, diretor comercial da Cebrace; José Ribeiro, diretor comercial e de Marketing da Vivix; Flávio Roscoe, presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg); Rafael Rodrigues, gerente de Vendas da América do Sul da Guardian do Brasil; Fabio Oliveira, consultor e conselheiro da AGC América do Sul; e Mauro Gallo, gerente de Vendas e Marketing de Vidros Arquitetônicos da AGC América do Sul. O presidente da Amvid, Geraldo Vergilino de Freitas Junior, encerrou a cerimônia e fez um agradecimento especial a Cristina Latorre, curadora da exposição O Vidro no Mundo.

 

Seminário de Vidros e Esquadrias

Crédito: Divulgação Sinvidro-MG/Amvid-MG

Crédito: Divulgação Sinvidro-MG/Amvid-MG

No dia seguinte, houve a 3ª edição do Seminário de Vidros e Esquadrias, realizada em parceria com o Sinduscon-MG. O evento contou com a presença de vidreiros e construtoras da região metropolitana de Belo Horizonte, que puderam conhecer um pouco mais sobre a prática recomendada ABNT PR 1010 — Aplicação e manutenção de vidros na construção civil e a importância da certificação de vidros de segurança temperados com a palestra da coordenadora técnica da Abravidro, Vera Andrade (clique aqui para saber mais).

Fernando Westphal, professor e pesquisador do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e consultor técnico da Abividro, falou sobre questões de eficiência energética. Já Thalita Rezende, da BM Consultoria em Esquadrias, comentou o sistema de instalação do edifício Concórdia (o maior edifício em estrutura metálica do Brasil). Houve ainda espaço para a arquiteta Fernanda Basques trazer explicações minuciosas do retrofit da fachada envidraçada no antigo prédio do Banco do Estado de Minas Gerais (Bemge), hoje ocupado pela agência P7 Criativo.

 

Atividades virtuais

Outros dois eventos, a Oficina de Vendas e o Papo de Vidraceiro, aconteceram no dia 18, em formato online. A oficina trouxe, além das técnicas de vendas já conhecidas, uma nova proposta para essa tarefa, o storytelling, que foi explicado pela especialista Daniela Lima. Por sua vez, o Papo de Vidraceiro reuniu Gabriel Batista, sócio-fundador do portal Setor Vidreiro, Daniel Estrela, do canal Vidro na Obra, e o consultor Cirilo Paes. O bate-papo descontraído teve como foco os desafios do vidraceiro em 2022. Segundo os três, a concorrência externa sempre existirá e vai variar em um outro momento, mas estar preparado para reavaliar por que sua vidraçaria perdeu um orçamento, não foi eficiente em uma obra ou não conseguiu atingir o objetivo do cliente ao contratar aquele serviço é muito mais importante que apenas avaliar o cenário exterior.

A Semana do Vidraceiro foi encerrada com o sorteio de minirrefrigerador que a Cebrace ofereceu aos seguidos do Instagram do Sinvidro-MG e da Amvid.

 

Crédito da imagem de abertura: Fábio Barros



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters