“Normas Técnicas da ABNT”. Esse curso, organizado pelo Sindicato do Comércio Varejista de Material de Construção, Maquinismos, Ferragens, Tintas, Louças e Vidros da Grande São Paulo (Sincomavi) de 12 a 14 de agosto, contou com 35 alunos. Desenvolvido exclusivamente para o setor vidreiro, ele foi bastante procurado: as vagas foram preenchidas rapidamente.
Vera Andrade, coordenadora técnica da Abravidro, foi a responsável pelo primeiro dia de aula do curso; Gabriel Batista, diretor do Grupo Setor Vidreiro, foi o instrutor nos dois dias seguintes, dividindo a função no dia 13 com Cirilo Paes, instrutor técnico e consultor para vidros e esquadrias de alumínio. Os docentes apresentaram aos alunos o processo de elaboração de normas técnicas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), os textos vigentes do setor vidreiro, o desempenho e características dos vidros de segurança e a certificação do vidro temperado. Houve ainda espaço para apresentar o Comitê Brasileiro de Vidros Planos (ABNT/CB37) e destacar a importância do cumprimento das normas e das campanhas para o desenvolvimento do setor vidreiro.
A turma mostrou-se bastante participativa e interessada em aprender, aproveitando a oportunidade para esclarecer dúvidas sobre as normas técnicas relacionadas ao vidro.