Vidroplano
Vidroplano


Simpósio discute energia solar na Glass

17/05/2012 - 00h00

Nesta quarta-feira, vidreiros de toda a América Latina tiveram a oportunidade de participar do Solar Glass Expo, simpósio que acontece de maneira paralela à Glass South America. Realizado pela Abravidro em parceria com a Associação Técnica Brasileira das Indústrias Automáticas de Vidro (Abividro), a conferência foi organizada pela NürnbergMesse Brasil. Veja as fotos aqui.


“O Brasil tem uma grande quantidade de radiação solar. No entanto, a energia solar ainda tem um grande caminho a percorrer no País”, afirmou Ligia Amorim, diretora-geral da Nürnberg Messe Brasil, na abertura. “Aproveitem este momento”, finalizou. Lucien Belmonte, superintendente da Abividro, disse que o Brasil precisa passar por uma revolução energética e que o vidro pode contribuir de duas formas: fornecendo produtos de alto valor agregado para fachadas e materiais para a produção de placas solares.


Celina Araújo, secretária-executiva da Abravidro, também discursou. Para a entidade, enfatizou Celina, é um prazer propiciar ao setor do vidro que a energia solar seja discutida de maneira ampla pela primeira vez na Glass South America. “A energia solar é muito discutida no mundo, mas ainda carece de discussões técnicas no Brasil”, lembrou, afirmando que os processadores brasileiros não medem esforços para realizar investimentos em novas tecnologias. “A Abravidro está à disposição para ajudá-los quanto a esse assunto”.


Partindo para as palestras, Gustavo Borges, especialista em infraestrutura da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), falou sobre o Panorama do Setor Energético no Brasil. Sobre o assunto, ele passou dados interessantes: 45% da energia consumida no Brasil é renovável; enquanto isso, a média mundial é de apenas 13%.


Silvio Ricardo Bueno de Carvalho, gerente-técnico da Abravidro, foi o segundo a palestrar: Nova Norma ABNT/NBR 16.023 – Vidros revestidos para controle solar. Em vigor desde janeiro deste ano, a norma estabelece meios para avaliar os vidros de controle solar disponíveis no mercado. “A população, de um modo geral, ainda não conhece os benefícios do vidro. Hoje temos material capaz de barrar até 80% do calor solar.”


Também falaram o arquiteto FernandoWestphal e representantes da AGC, Cebrace e Guardian. A Glass South America vai até o dia 19 de maio no Transamerica Expo Center, em São Paulo.


Veja as fotos do Solar Glass Expo


Veja as fotos do estande da Abravidro na Glass South America 2012


Glass South America: terceiro dia da feira


Veja as fotos do terceiro dia da Glass South America 2012


GPD Same aborda eficiência energética e solar na arquitetura


Glass South America: segundo dia é marcado por simpósios


Primeiro dia de GPD Same tem palestras de especialistas em vidro estrutural


Veja as fotos do segundo dia da Glass South America 2012


Coletiva de imprensa abre oficialmente a Glass South America 2012


Vejas as fotos do primeiro dia da Glass South America 2012



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters