Prêmio Abravidro - Banner Topo

Simvidro-MG realiza diversas atividades na Semana do Vidraceiro 2025

Seu navegador não suporta a funcionalidade de áudio. Use um navegador mais recente para ouvir esta notícia.
Simvidro-MG realiza diversas atividades na Semana do Vidraceiro 2025

Na semana passada, o Sistema Integrado Mineiro do Vidro Plano (Simvidro-MG) realizou em Belo Horizonte a edição 2025 da Semana do Vidraceiro. Este ano, a iniciativa reuniu 215 pessoas ao longo de suas atividades, que incluíram oficinas, encontros e sorteios.

Conteúdo
No dia 19, houve o Encontro de Líderes, na sede da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), que contou com a participação dos representantes das usinas AGC, Cebrace, Guardian e Vivix para apresentar aos participantes as perspectivas para o ano em relação ao mercado. O encontro também trouxe um debate sobre defesa comercial com Leonardo Braz e Alexandre Pestana, diretores do Simvidro, e Flávio Roscoe, presidente da Fiemg. Após as apresentações, foi servido um coquetel ao som do violinista Flávio Monteiro.

Clique aqui para ver a galeria de fotos do Encontro de Líderes da Semana do Vidraceiro 2025

No dia seguinte, a oficina de Economia Circular mostrou aos participantes que é importante olhar para os resíduos como uma possibilidade de recuperação de valores, e não apenas encarar o assunto pela perspectiva das determinações ambientais. Aline Fonseca, especialista no tema e fundadora da Waste Data, mostrou por meio do case realizado na Reflex Tempervidros que já há empresas com ações importantes e impactantes dentro desse conceito, porém falta ainda comunicar essas ações para o mercado. A oficina também contou com as presenças de Mateus Claudino, consultor ambiental da Fiemg, e Amanda Pilar, do setor de Projetos para a Indústria do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), que apresentaram projetos a serem realizados este ano para os associados Simvidro, com o objetivo de aumentar a competitividade do segmento vidreiro.

 

Foto: Alessandra Rodrigues - SIMVidro-MG
Foto: Alessandra Rodrigues – SIMVidro-MG

 

Continue a leitura após a publicidade

Mais oficinas
A programação da Semana do Vidraceiro 2025 também teve oficinas de Vendas Estratégicas e de Formação de Preço de Vendas, realizadas com o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Na oficina “Vender é Humano”, Rafaela Justi Tavares, consultora do Sebrae, mostrou aos participantes como ampliar as vendas e gerar diferencial competitivo por meio de estratégias bem organizadas e direcionadas, estimulando a continuidade do relacionamento com o cliente e fazendo com que ele não apenas compre da vidraçaria, mas indique a empresa para outras pessoas. Já na “Formação Estratégica de Preço”, o consultor Darci Augusto Bento mostrou como erros bastante comuns e corriqueiros podem impactar diretamente no resultado que a empresa deseja alcançar. Além de aprender a calcular corretamente o preço de produtos, Darci também mostrou como o preço pode ser estratégico e ajudar a direcionar o negócio ao nicho de mercado desejado.

A oficina de Vendas focada no “Sucesso do Cliente” foi realizada pelo consultor Cleyton Vogel, que já é um conhecido do setor – este é o terceiro ano em que ele participa da Semana do Vidraceiro. Vogel trouxe reflexões importantes sobre o que é considerado sucesso para um cliente e como as empresas podem chegar a esse nível de entrega: mais do que entregar um produto, será possível manter o cliente satisfeito e em relacionamento com a marca. 

Por fim, mas não menos importante, a programação trouxe pela primeira vez o Encontro Anual de Líderes de Pessoas e RHs. A atividade ocorreu durante um dia inteiro e contou com palestras sobre ESG, identificação e desenvolvimento de novas lideranças nas empresas vidreiras, contratação e manutenção da geração Z, além de outros assuntos.

Clique aqui para ver a galeria de fotos das oficinas e do Encontro de RHs da Semana do Vidraceiro 2025

De acordo com o Simvidro, ao final do encontro, os participantes deixaram claro que, a partir de agora, o encontro anual é essencial na programação. Para a entidade, é essencial que todo o setor vidreiro apoie, estimule a participação e atue ativamente nas ações de desenvolvimento dos vidraceiros: se esses profissionais não estiverem qualificados e organizados administrativamente, não conseguirão fazer a entrega adequada, e os trabalhos da usina de base e do transformador de vidros estarão perdidos.

Foto de abertura: @fabiobarrosfotografia