Vidroplano
Vidroplano


Sindividros-RS organiza palestra na 22ª Construsul

05/08/2019 - 12h29

Além de apoiar a 22ª edição da Feira Internacional da Construção (Construsul), promovida de 30 de julho a 2 de agosto em Porto Alegre, o Sindicato das Indústrias de Vidros, Cristais, Espelhos, Cerâmica de Louça e Porcelana no Estado do Rio Grande do Sul (Sindividros-RS) também contou com um estande próprio no evento e realizou uma das atividades paralelas dele: a palestra Acústica e conforto em vidros para as edificações. A apresentação, ministrada por Edison Claro de Moraes, presidente-executivo da Associação Brasileira para a Qualidade Acústica (ProAcústica), reuniu mais de cem espectadores.

Moraes abriu sua palestra questionando quantos dos participantes já trocaram de vidro ou janela e quantos se importavam em ter uma proteção acústica nesses sistemas. Ao constatar que poucos já trocaram de janela mas muitos querem o conforto acústico, ele afirmou que o consumidor não quer pagar pelo que ele já pagou na obra. Utilizando exemplos práticos e cases do quanto ainda se peca na questão acústica, inclusive em obras milionárias, o palestrante destacou que só o vidro não é suficiente para garantir o isolamento acústico: os caixilhos, os materiais e as frestas são aspectos fundamentais a serem considerados.

“É preciso ver o conjunto. Muitas vezes, temos um problema acústico e, para resolvê-lo, não adianta aumentar a espessura do vidro. É preciso conhecer mais”, explicou o palestrante. E esse conhecimento, segundo Moraes, tem de partir das indústrias e do instalador. “É profissional que garante o desempenho prometido pela indústria.”

A palestra na Construsul foi uma ação do projeto Qualividros – Qualificar para transformar, sob o patrocínio das usinas vidreiras AGC, Cebrace, Guardian, Saint-Gobain Glass e Vivix.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters