Vidroplano
Vidroplano


Sindividros-RS organiza palestra sobre normas técnicas

21/10/2019 - 17h29

O Sindicato das Indústrias de Vidros, Cristais, Espelhos, Cerâmica de Louça e Porcelana no Estado do Rio Grande do Sul (Sindividros-RS) levou Vera Andrade, coordenadora técnica da Abravidro, para realizar, em Porto Alegre, a palestra Aplicações de vidros conforme as normas técnicas. O evento, realizado no dia 19 de outubro, teve cerca de cem participantes.

A apresentação de Vera, que teve mais de três horas de duração, abordou as determinações das principais normas para aplicação do vidro na construção civil. Entre elas, a NBR 7199 Vidros na construção civil – Projeto, execução e aplicações, a NBR 14207 — Boxes de banheiro fabricados com vidro de segurança, e a NBR 16259 — Sistemas de envidraçamento de sacadas – Requisitos e métodos de ensaio. A coordenadora técnica da Abravidro também apresentou as iniciativas da associação para levar adiante o conhecimento sobre as normas, como as campanhas #TamoJuntoVidraceiro e De Olho no Boxe, bem como as reportagens da revista O Vidroplano — destacando a matéria sobre a revisão da norma NBR 14718 — Esquadrias – Guarda-corpos para edificação – Requisitos, procedimentos e métodos de ensaio e a importância de segui-la para realizar a instalação de guarda-corpos, publicada na edição deste mês.

Segundo Vera, o público mostrou-se bastante interessado no conteúdo apresentado e empenhado em seguir as orientações das normas. Nesse sentido, várias dúvidas foram levantadas. Explicou-se então como realizar cálculos para determinar a espessura correta do vidro na sua aplicação e a implicação do não cumprimento das normas.

A palestra atraiu muitos arquitetos, engenheiros e construtoras, além de profissionais de diferentes elos do setor vidreiro. O evento, divulgado nos canais de comunicação da feira Construsul, contou com o apoio da Abravidro, da empresa ECG Sistemas e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Rio Grande do Sul (Senai-RS). O sindicato gaúcho já está incluindo na grade de 2020 uma nova edição da palestra, por considerar que seu conteúdo é de suma importância e precisa ser amplamente divulgado não somente no segmento vidreiro, mas em outras cadeias produtivas em que o vidro está inserido, como na construção civil.

CTA noticias



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters