Vidroplano
Vidroplano


Sustentabilidade marca discursos das usinas no 15º Simpovidro

18/11/2022 - 10h22

A cerimônia de abertura do Simpovidro é o momento em que as usinas vidreiras brasileiras falam sobre a situação vivida pelo mercado e apresentam seus planos para o setor. A 15ª edição do maior encontro vidreiro da América Latina não foi exceção, mas teve uma novidade: este ano, todos os executivos que discursaram estrearam no evento como líderes de suas fábricas.

Espaço para o crescimento
A Guardian foi representada na cerimônia por Rafael Rodrigues, gerente-regional de Vendas para a América do Sul. Ele representou o diretor-executivo da empresa para a América do Sul, Renato Poty, que não pôde comparecer ao evento devido ao nascimento de seu primeiro filho. Mesmo assim, Poty gravou um vídeo para saudar os presentes no 15º Simpovidro e destacar a oportunidade que o evento traz para contatar clientes e parceiros. Na mensagem, ele também abordou a importância do desenvolvimento do mercado de forma sustentável, comentando iniciativas da Guardian nesse segmento para a construção civil e no investimento em inovação e serviços.

Segundo Poty, o mercado vidreiro está em constante mudança, e as empresas precisam estar preparadas para elas, pois ainda há muito espaço para o crescimento do vidro no Brasil em relação a outros países. Foi ressaltado ainda o comprometimento da empresa em atender a demanda do mercado nacional por conforto e bem-estar com seus vidros de alto desempenho.

Por fim, a Guardian anunciou que realizará em 2023 uma nova edição da Top Projects Guardian Glass Brasil, premiação que busca reconhecer projetos inovadores que fazem uso dos vidros de controle solar de seu portfólio. Além dos quesitos já avaliados na edição deste ano, a premiação terá novas categorias, como Mobiliário e Interiores.

Energia sustentável e nova planta no horizonte
O presidente da Vivix, Henrique Lisboa, enfatizou o quanto a empresa valoriza o relacionamento construído com seus clientes. Segundo ele, durante a pandemia foi necessário exercitar a capacidade de se adaptar a novas situações, o que permitiu com que todos saíssem fortalecidos e motivados a fazer mudanças positivas no nosso setor.

Lisboa destacou algumas das ações da Vivix para os próximos anos, como a construção de sua segunda planta no município de Goiana (PE), cujas obras serão iniciadas em janeiro, com inauguração prevista para 2025. Além disso, a empresa terá a instalação de um parque solar, construído pela Atiaia Renováveis, que será responsável por abastecer 100% do consumo de energia elétrica das duas unidades da usina, proporcionando energia limpa e eficiente para a produção de seus vidros e espelhos.

O presidente da empresa também comentou o lançamento do portal Vivix Facilita este ano, por meio do qual os clientes podem fazer suas encomendas, acompanhar o andamento delas em tempo real e enviar dúvidas e reclamações.

Com relação ao mercado vidreiro nacional, Lisboa considera que houve uma acomodação do mercado em 2022, algo já esperado depois do crescimento observado durante a pandemia. Ele apontou o impacto causado pela grande inflação dos insumos em todos os elos da cadeia devido à guerra na Ucrânia, e observou que os negócios tendem a ser cada vez mais impactados por acontecimentos geopolíticos – é preciso então que as empresas se preparem para ter processos internos cada vez mais ágeis e que invistam em tecnologia.

Compromisso em inovação
Lucas Malfetano e Manuel Côrrea, diretores-executivos da Cebrace, revelaram a atenção da empresa para com os próximos anos e décadas de nosso segmento por meio de três conceitos: segurança, sustentabilidade e inovação.

Segundo Malfetano, a responsabilidade social da usina enquanto líder de mercado permite ter um olhar macro para tais questões, incluindo o uso de fontes limpas de energia, o reaproveitamento de cacos para a produção e o incentivo ao uso de vidros de valor agregado na construção. Ele lembrou ainda os reparos recentes em fornos no Brasil e o acendimento da segunda planta da Vasa, na Argentina, como exemplos dessa responsabilidade aliada à segurança dos processos.

Côrrea reforçou a missão que as lideranças do setor têm: a de escrever o futuro que o segmento quer. Capacidade de transformação seria a palavra-chave para isso: afinal, altos e baixos fazem parte da vida dos empreendedores. Para moldar o futuro, é necessário, segundo o diretor-executivo, apostar em mais inovação, mais ética, mais diversidade e mais sustentabilidade. Côrrea comentou também a importância de se criar valor para os clientes finais e de se apoiar o trabalho das entidades vidreiras, buscando o desenvolvimento e a qualificação dos nossos profissionais.

No final, foi mostrado um vídeo institucional com as ações da Cebrace.

Vidro pela natureza
Isidoro Lopes, presidente da AGC, disse ser uma honra discursar no Simpovidro no ano em que completa três décadas no setor vidreiro. A equipe da multinacional no evento contou também com a presença de Davide Cappellino, ex-executivo da usina no Brasil, atualmente presidente da divisão de Vidro Arquitetônico na Europa.

Segundo Lopes, nosso material é – e continuará sendo – um elemento fundamental no combate à emissão de carbono. Para comprovar a ideia, mostrou um vídeo com as tecnologias e processos sustentáveis contra o aquecimento global utilizados pela empresa, incluindo a adoção de conceitos ESG (Environmental, Social and Governance) e a fabricação de vidros de controle solar, como o Sunlux Shadow, que garante conforto térmico e economia aos usuários.

Para divulgar conhecimento técnico sobre nosso material, revelou-se o lançamento do Vidro App AGC, um aplicativo digital voltado para os consumidores finais conhecerem as possibilidades de aplicação do produto. A iniciativa representa uma conscientização do papel da indústria para a valorização dos vidros na sociedade como um todo.

Para Lopes, a expectativa para o próximo ano é de muita incerteza econômica, embora a AGC preveja um crescimento moderado para o setor vidreiro e a continuidade do crescimento da construção civil.

 

Crédito da foto de abertura: Marcos Santos e Andreia Naomi



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters