Vidroplano
Vidroplano


Terceiro dia do 4º Simbrie discute minimalismo, vidros e acústica

26/11/2021 - 11h41

A programação da quinta-feira na quarta edição do Simpósio Brasileiro da Indústria de Esquadrias (Simbrie) trouxe temas variados em suas palestras. Uma das apresentações tratou diretamente da importância da especificação do vidro para proporcionar os resultados esperados nas obras, trazendo dicas para essa atividade. Além dela, o evento, organizado pelo Canal do Serralheiro e que conta com a Abravidro entre seus apoiadores, também teve conteúdo sobre esquadrias minimalistas e desempenho acústico.

Levando o verdadeiro minimalismo às obras
A primeira palestra do dia, Tendência das esquadrias minimalistas: uma proposta de estilo na arquitetura brasileira, foi ministrada pela arquiteta Audrey Dias, sócia-diretora do Grupo Aluparts. Audrey explicou o conceito de minimalismo na arquitetura, no qual os projetos são aparentemente simples, mas não deixam de lado aspectos fundamentais de funcionalidade: é a função pretendida para a obra que determina a forma que ela terá, e não o contrário, como acontece muitas vezes na construção. Para ilustrar esse conceito, ela falou sobre edificações diversas, como a famosa Farnsworth House, projetada pelo arquiteto alemão Mies Van Der Rohe, e o ambiente Casa LG ThinQ, presente na Casa Cor São Paulo deste ano – espaço que, inclusive, foi capa da edição de outubro de O Vidroplano)

Segundo a palestrante, na arquitetura minimalista os perfis são usados somente onde necessários, sem excessos, com as esquadrias passando quase despercebidas – e os vidros que fazem parte desses conjuntos têm um papel fundamental para a amplitude visual dos espaços. Audrey negou a noção de que essa estética seja aplicável somente em projetos de alto padrão, apresentando como exemplo uma residência em São Paulo feita com R$ 150 mil de orçamento, vencedora da premiação internacional ArchDaily Building of the Year 2016.

O vidro certo para cada obra
Logo no início da palestra Como escolher o vidro correto para conseguir o melhor conforto térmico e lumínico em um projeto de arquitetura, feita pelo engenheiro Nilson Viana, coordenador de Mercado da Cebrace, explicou-se que o primeiro passo necessário para a especificação do nosso material é entender o projeto em que ele será aplicado. Ele recomendou que os profissionais sempre peçam uma imagem ou render da edificação a ser construída para ajudá-los a conseguir visualizá-la. Com isso, será possível identificar se a melhor solução está focada na estética ou no desempenho e se a obra terá aspecto visual mais refletivo ou neutro, entre outros pontos.

Viana observou que a especificação passa pelas tipologias diferentes que precisam ser levadas em consideração de acordo com:

– a aplicação pretendida: por exemplo, quais tipos de vidro podem ser usados em guarda-corpos;

– a estética desejada e como alcançá-la: como a possibilidade de uso de laminados com interlayer colorido;

– a composição que trará o desempenho esperado: incluindo a escolha por insulados e/ou laminados para conforto acústico e/ou térmico;

Em seguida, Viana apresentou diversas obras com soluções diferenciadas com nosso material, como a necessidade de peças na cor bronze para o retrofit da fachada do Hotel Nacional (RJ); a aplicação de laminados mais transparentes em guarda-corpos para valorizar as curvas do C Design Hotel (RJ); e o uso de insulados feitos com vidros de controle solar combinados a brises (também envidraçados) na fachada principal do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Saint-Gobain (SP), com o objetivo de oferecer máximo conforto térmico, acústico e lumínico no interior da edificação. Por fim, indicou algumas ferramentas de apoio para a especificação, como os aplicativos GlassPro e GlassPro Live (este último permitindo visualizar os vidros no próprio projeto do arquiteto).

Esquadrias e conforto acústico
Jefferson Silva, gerente de Engenharia de Produto na Udinese , realizou a última apresentação do dia: Solução de problemas com passagem de som pelas esquadrias: como especificar componentes de alta performance acústica para eliminar o barulho. Logo no início, ele enfatizou uma série de demandas enfrentadas pelos profissionais desse setor, incluindo os níveis mínimos de desempenho acústico determinados pela norma de esquadrias; o número crescente de pessoas morando em grandes centros urbanos, o que leva ao aumento das fontes de ruído; e a maior exigência do consumidor em relação a esse desempenho, principalmente no segmento de alto padrão. Silva também mostrou vídeos com ensaios de desempenho acústico de esquadrias em laboratório e em campo (ou seja, na própria obra) – aqui, o teste verifica não só o caixilho, mas a edificação como um todo.

O palestrante apresentou também algumas das linhas da Udinese e seus respectivos desempenhos acústicos. O destaque foi o Sophia Silence, lançado este ano em parceria com a Perfil Alumínio, capaz de proporcionar 41 dB de atenuação acústica. Por sua vez, a linha Massima consegue um isolamento de até 38 dB, tendo os kits de vedação usados em suas frestas como um dos fatores para esse resultado.

Continue acompanhando o site da Abravidro para conferir os destaques de cada dia do 4º Simbrie. A cobertura completa do evento estará presente na edição de dezembro de O Vidroplano.

 

 



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters