Vidroplano
Vidroplano


Termômetro Abravidro: abril tem queda de 21,8% na venda de processados

09/05/2022 - 14h39

A edição de abril do Termômetro Abravidro mostra queda grande no volume de vendas faturadas em metros quadrados de vidros processados no mês passado. Na comparação com março, a venda caiu 21,8%. O acumulado do ano até aqui mostra queda de 36,4% na comparação com dezembro de 2021, mês base para o indicador.

“Abril registrou a maior queda desde que começamos a fazer o acompanhamento do desempenho do mercado. Foi um mês de menos dias úteis, com dois feriados prolongados — Páscoa e Tiradentes — e com a realização do carnaval em algumas cidades. Isso certamente causou impacto. Temos o grande desafio de recuperar o nível de atividade nos próximos meses”, comenta José Domingos Seixas, presidente da Abravidro.

“É importante destacar que a série da pesquisa ainda é recente, e que, portanto, não é possível fazer ajuste sazonal. Isso se reflete tanto no resultado mensal, de abril contra março, quanto no resultado acumulado no ano, em relação a dezembro de 2021, período em que as vendas estariam muito aquecidas”, explica Sérgio Goldbaum, economista da GPM Consultoria, responsável pela apuração e consolidação dos dados do Termômetro.

Confira o estudo completo aqui.

Fase piloto
O Termômetro Abravidro é o indicador lançado em 2022 pela entidade e permite ao setor acompanhar, mensalmente, o desempenho de vendas faturadas, em metros quadrados, da cadeia de processamento. Ainda em fase piloto, o Termômetro segue consultando apenas empresas cujos gestores são integrantes da diretoria da Abravidro. A coleta de informações para a edição de abril ocorreu nos primeiros dias úteis de maio, por meio de formulário online, respondido por 26 empresas.

Importante:

– O Termômetro Abravidro é um complemento do Panorama Abravidro, antes o único estudo econômico sobre a produção vidreira nacional;

– A apuração e consolidação dos dados do Termômetro estão a cargo da GPM Consultoria, também responsável pelo Panorama;

– Os dados são tratados com a mesma confidencialidade que caracteriza o Panorama e não são divulgadas, sob hipótese alguma, informações individuais das empresas;

– A equipe da Abravidro não tem acesso às respostas – estas são direcionadas apenas aos economistas.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters