Vidroplano
Vidroplano


Termômetro Abravidro: dezembro tem queda de 28,2% nas vendas

13/01/2023 - 16h37

Atualizado em 26/01/2023***

A edição de dezembro do Termômetro Abravidro mostra que o mês teve queda grande de 28,2% no volume de vendas faturadas de vidros processados (em m²) na comparação com novembro. O acumulado do ano apresenta queda de 48,5% na comparação com dezembro de 2021, mês base para o indicador. Confira o estudo completo aqui.

Essa foi a maior baixa mensal registrada pelo estudo em 2022. “A explicação para esse resultado ruim pode estar nas festas e no recesso de fim de ano, afinal são menos dias trabalhados nesse período. Além disso, tivemos a Copa do Mundo, evento que sempre influencia diversos mercados, e as incertezas sobre a transição de governo”, comenta o presidente da Abravidro, José Domingos Seixas.

A coleta de informações para a edição de dezembro ocorreu nos dez primeiros dias deste mês, por meio de formulário online, e contou com participação de 88 empresas respondentes.

Fase piloto
O Termômetro Abravidro é o indicador, em fase piloto, lançado este ano pela entidade. Ele permite ao setor acompanhar, mensalmente, o desempenho de vendas faturadas em metros quadrados da cadeia de processamento. De janeiro a abril, o levantamento foi feito apenas com empresas ligadas a membros da diretoria da Abravidro – a partir de maio, todas as processadoras brasileiras podem participar.

Clique aqui e preencha o formulário para receber, todos os meses, o link para participar da pesquisa.

Importante:
– O Termômetro Abravidro é um complemento do Panorama Abravidro, antes o único estudo econômico sobre a produção vidreira nacional;

– A apuração e consolidação dos dados do Termômetro estão a cargo da GPM Consultoria, também responsável pelo Panorama;

– Os dados são tratados com a mesma confidencialidade que caracteriza o Panorama e não são divulgadas, sob hipótese alguma, informações individuais das empresas;

– A equipe da Abravidro não tem acesso às respostas – estas são direcionadas apenas aos economistas.

***A GPM Consultoria Econômica revisou os resultados do Termômetro Abravidro de dezembro/2022 e retificou o número-índice (base: 2021 = 100) para este mês de 46,2 para 51,5. Dessa forma, as variações do volume de vendas acumulado no ano de 2022 foi revisada de -53,8% para -48,5%. Em relação aos demais resultados, não houve nenhuma outra alteração.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters