Vidroplano
Vidroplano


Termômetro Abravidro: fevereiro marca o pior resultado da série histórica

08/03/2023 - 11h46

O Termômetro Abravidro revela que o mês de fevereiro de 2023 apresentou queda importante frente a janeiro, com baixa de 16,4% no volume de vendas faturadas de vidros processados (em m²). Confira o estudo completo aqui.

Embora a queda em relação a janeiro tenha sido menor que a registrada no mesmo período do ano anterior, o resultado demonstra que as vendas chegaram ao patamar mais baixo da série histórica do Termômetro Abravidro.

“Num primeiro momento, os percentuais de queda de janeiro e fevereiro deste ano, por serem melhores que os do ano passado, dão a impressão de que o ano começou melhor. Mas quando observamos a evolução do índice desde o seu começo, vemos que estamos no menor patamar de vendas já verificado no nosso estudo, o que é preocupante. Passado o Carnaval, o ano enfim ‘começa’ pra valer, e esperamos um aquecimento na demanda”, analisa o presidente da Abravidro, José Domingos Seixas.

A coleta de informações para a edição de fevereiro ocorreu nos cinco primeiros dias úteis deste mês, por meio de formulário online, e contou com participação de 95 empresas respondentes.

O que é o estudo?
O Termômetro Abravidro é o indicador lançado em 2022 pela entidade. Ele permite ao setor acompanhar, mensalmente, o desempenho de vendas faturadas em m² da cadeia de processamento. De janeiro a abril do ano passado, o levantamento foi feito apenas com empresas ligadas a membros da diretoria da Abravidro – desde maio, todas as processadoras brasileiras podem tomar parte da pesquisa.

Importante:
– O Termômetro Abravidro é um complemento do Panorama Abravidro, antes o único estudo econômico sobre a produção vidreira nacional;

– A apuração e consolidação dos dados do Termômetro estão a cargo da GPM Consultoria, também responsável pelo Panorama;

– Os dados são tratados com a mesma confidencialidade que caracteriza o Panorama e não são divulgados, sob hipótese alguma, informações individuais das empresas;

– A equipe da Abravidro não tem acesso às respostas – estas são direcionadas apenas aos economistas.

 



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters