Vidroplano
Vidroplano


Termômetro Abravidro: janeiro apresenta pequena alta nas vendas

09/02/2023 - 18h36

O Termômetro Abravidro revela que o mês de janeiro de 2023 apresentou aumento pequeno em relação a dezembro de 2022, com alta de 2,1% no volume de vendas faturadas de vidros processados (em m²). Confira o estudo completo aqui.

A partir desta edição, o Termômetro passa a trazer novas informações para enriquecer a análise da performance do setor: agora é possível comparar o resultado do mês com o mesmo período do ano anterior e também com a média do ano de 2022.

Em janeiro do ano passado, o indicador havia mostrado queda moderada (-6,4%) no comparativo com dezembro de 2021. Já o resultado de janeiro de 2023 está 18,5 pontos percentuais abaixo da média de 2022.

“Agora que temos um ano completo do Termômetro, é possível trazer mais dados a partir das mesmas informações coletadas e entender melhor os movimentos do mercado vidreiro”, explica o presidente da Abravidro, José Domingos Seixas.

A coleta de informações para a edição de janeiro ocorreu nos cinco primeiros dias úteis deste mês, por meio de formulário online, e contou com participação de 96 empresas respondentes.

O que é o estudo?

O Termômetro Abravidro é o indicador lançado em 2022 pela entidade. Ele permite ao setor acompanhar, mensalmente, o desempenho de vendas faturadas em m² da cadeia de processamento. De janeiro a abril do ano passado, o levantamento foi feito apenas com empresas ligadas a membros da diretoria da Abravidro – desde maio, todas as processadoras brasileiras podem tomar parte da pesquisa.

Importante:

– O Termômetro Abravidro é um complemento do Panorama Abravidro, antes o único estudo econômico sobre a produção vidreira nacional;

– A apuração e consolidação dos dados do Termômetro estão a cargo da GPM Consultoria, também responsável pelo Panorama;

– Os dados são tratados com a mesma confidencialidade que caracteriza o Panorama e não são divulgados, sob hipótese alguma, informações individuais das empresas;

– A equipe da Abravidro não tem acesso às respostas – estas são direcionadas apenas aos economistas.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters