Vidroplano
Vidroplano


Termômetro Abravidro: junho tem queda de 13,1%

07/07/2023 - 16h41

O Termômetro Abravidro revela que o mês de junho de 2023 apresentou queda importante frente a maio: a baixa no volume de vendas faturadas de vidros processados (em m²) foi de 13,1%. Confira o estudo completo aqui.

O indicador mostra queda de 41,4% em relação ao indicador de junho do ano passado. Além disso, as vendas faturadas do setor estão 43,4% abaixo da média de 2022. A boa notícia fica para o número de empresas participantes nesta edição do Termômetro: 115 processadoras responderam à pesquisa, recorde do estudo.

“Chegamos ao início do segundo semestre em um claro movimento de baixa. Torçamos para que essa tendência não se confirme nos demais meses do ano, período no qual tradicionalmente a demanda de nosso setor se aquece”, analisa o presidente da Abravidro, Rafael Ribeiro.

A coleta de informações para a edição de junho ocorreu nos quatro primeiros dias úteis de julho, por meio de formulário online.

Dados revisados
A GPM Consultoria Econômica revisou os dados de variação acumulada do Termômetro de abril e maio deste ano. Todas as demais informações referentes aos dois meses, incluindo o dado principal (variação entre meses), permanecem corretas e não foram modificadas. Confira as retificações:

  • A variação acumulada em 12 meses em abril/2023 foi de -43,04% (o número divulgado anteriormente era -48,23%);
  • A variação acumulada em 12 meses em maio/2023 foi de -33,89% (o número divulgado anteriormente era -32,60%).

 

O que é o estudo?
O Termômetro Abravidro é o indicador lançado em 2022 pela entidade. Ele permite ao setor acompanhar, mensalmente, o desempenho de vendas faturadas em m² da cadeia de processamento. De janeiro a abril do ano passado, o levantamento foi feito apenas com empresas ligadas a membros da diretoria da Abravidro – a partir do mês seguinte, todas as processadoras brasileiras podem tomar parte da pesquisa.

Importante:
– O Termômetro Abravidro é um complemento do Panorama Abravidro, antes o único estudo econômico sobre a produção vidreira nacional;
– A apuração e consolidação dos dados do Termômetro estão a cargo da GPM Consultoria, também responsável pelo Panorama;
– Os dados são tratados com a mesma confidencialidade que caracteriza o Panorama e não são divulgados, sob hipótese alguma, informações individuais das empresas;
– A equipe da Abravidro não tem acesso às respostas – estas são direcionadas apenas aos economistas.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters