Vidroplano
Vidroplano


Termômetro Abravidro: venda de processados cai em janeiro

08/02/2022 - 14h57

Está no ar o Termômetro Abravidro, novo indicador da entidade que permitirá ao setor acompanhar, mensalmente, o desempenho de vendas de vidros processados.

O índice de desempenho desse indicador varia de 0 a 100 pontos. Valores maiores que 50 indicam crescimento do nível de atividade; já valores inferiores a 50 representam queda. Para calcular a variação ao longo dos meses, foi considerado que o índice em dezembro do ano passado é igual a 50 pontos.

Segundo os dados apurados, em janeiro de 2022 houve uma queda de 6,4% nas vendas em relação a dezembro de 2021, alcançando a marca de 46,8 pontos.

Confira o estudo completo clicando aqui.

Pesquisa
O estudo está na fase piloto — e, por isso, sua primeira edição foi feita apenas consultando empresas ligadas à diretoria da associação. Nas próximas edições, as demais processadoras do País serão convidadas a participar.

A coleta de informações para o primeiro Termômetro foi feita entre 1 e 4 de fevereiro, por meio de um formulário online, respondido por vinte empresas, sem ponderação por porte das respondentes.

O Termômetro Abravidro é um complemento ao Panorama Abravidro, antes o único estudo econômico sobre a produção vidreira nacional. Vale lembrar que a pesquisa para o Panorama 2022 pode ser respondida por todas as beneficiadoras brasileiras, neste link, até o dia 18 de março.

Com o Termômetro, as processadoras conseguirão verificar mensalmente o desempenho do mercado.

“A Abravidro está sempre em busca de apoiar as processadoras na gestão eficiente dos seus negócios. Com o Termômetro, teremos no começo de cada mês um retrato do desempenho médio de vendas dos vidros processados, uma referência importante para todos nós. Ao longo do tempo teremos uma série histórica que nos permitirá registrar impactos da sazonalidade e eventos específicos ocorridos naquele mês, por exemplo,” comenta José Domingos Seixas, presidente da entidade.

Importante:

– A apuração e consolidação dos dados está a cargo da GPM Consultoria, também responsável pelo Panorama;

– Os dados são tratados com a mesma confidencialidade que caracteriza o Panorama e não serão divulgadas, sob hipótese alguma, informações individuais das empresas;

– A equipe da Abravidro não tem acesso às respostas, que são direcionadas apenas aos economistas.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters