Vidroplano
Vidroplano


Texto de norma ISO entra em consulta nacional

07/04/2022 - 15h06

Entrou hoje (7/4) em consulta nacional o Projeto ABNT NBR ISO 9050 Vidros na construção civil – Determinação da transmissão de luz, transmissão direta solar, transmissão total de energia solar, transmissão ultravioleta e propriedades relacionadas ao vidro. Essa futura norma tem como objetivo especificar a transmissão de luz e de energia da radiação solar em vidros usados em fachadas. O texto pode ser acessado e receber sugestões em relação ao conteúdo por meio do site da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) até o dia 9 de maio. Para participar, clique aqui.

O documento apresentará fórmulas para as diferentes composições de vidros (monolíticos, laminados e insulados). Além disso, abordará a determinação dos parâmetros de caracterização do vidro, tais como desempenho das medições ópticas; transmissão luminosa; reflexão luminosa; transmissão total de energia solar (fator solar do vidro); transmissão UV (porcentagem de luz ultravioleta filtrada pelo vidro); fator de dano à pele; e renderização de cores, entre outros.

É necessário ter cadastro no site da ABNT (e fazer login na página) para participar. As considerações em relação ao projeto permitirão à comissão de estudos saber se o texto precisa de adequações antes de sua publicação, de forma a garantir que a norma seja a mais clara e completa possível.

Crédito da imagem de abertura: leungchopan/stock.adobe.com



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters