Vidroplano
Vidroplano


Veja como foi o VidroSom 2021 em formato online

11/11/2021 - 12h26

A edição 2021 do Seminário Soluções Acústicas em Vidro (VidroSom) foi realizada nesta quarta-feira (10), tendo como tema “Sem conhecimento, nada se resolve”. Pela primeira vez, o evento foi feito em formato totalmente online. A iniciativa, organizada pela Universidade do Som, teve a Abravidro entre seus apoiadores institucionais, patrocínio da Cebrace e Saint-Gobain e apoio da Perfil Alumínio.

Em 10 de novembro, comemora-se o Dia Nacional de Prevenção e Controle à Surdez. Esse fato foi mencionado na abertura do VidroSom 2021 por Eduardo Éboli, gerente de Relações com o Mercado da Associação Brasileira para a Qualidade Acústica (ProAcústica), que mediou a programação do evento. “Com a pandemia, o tema de conforto acústico nunca foi tão discutido na construção civil como hoje”, afirmou o gerente.

Conceitos
O VidroSom 2021 teve sete palestras. Na primeira delas — O papel do vidro e da esquadria no conforto acústico — Danila Ferrari, consultora de Mercado da Cebrace, apresentou o conceito de ruído (som composto por mistura de frequências), explicando que a combinação do vidro com o caixilho funciona como um anteparo que impede a passagem de boa parte desse ruído. Também foram abordadas a:

Lei das Massas: indica que, quanto maior for a espessura do vidro, maior tende a ser a redução sonora no caso de ruídos de baixas frequências;
Lei da Massa + Mola + Massa: materiais com comportamentos diferentes ao ruído contribuem para a atenuação sonora — caso do vidro laminado (duas peças unidas por um interlayer) e do insulado (com uma câmara de gás entre as lâminas de vidro).
Retorno financeiro
Fernando Westphal, professor e pesquisador do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), ao ministrar a palestra seguinte — Retorno do investimento com vidros de controle solar — destacou conceitos como:

Fator solar do vidro: ganho de calor do Sol através da peça – quanto mais baixo o fator, mais eficiente é o produto em climas quentes;
Transmissão luminosa: passagem de luz pelo vidro.

Westphal ressaltou que, ao escolher um vidro de controle solar para um projeto, essas duas características precisam ser levadas em conta, bem como o desempenho térmico e lumínico esperado. Ele também mencionou que o uso de laminados de controle solar traz benefícios adicionais, como mais segurança, melhor desempenho acústico e redução da passagem de radiação ultravioleta para dentro do ambiente.

De olho nas normas
Na palestra Como utilizar as normas técnicas para valorizar seu empreendimento, a engenheira Michele Gleice da Silva, diretora técnica do Instituto Tecnológico da Construção Civil (Itec), apresentou a definição de norma técnica (documento estabelecido por consenso e aprovado por um organismo reconhecido que fornece regras, diretrizes ou características mínimas para atividades ou seus resultados), enfatizando que os ensaios previstos nas normas permitem avaliar a qualidade do objeto, o que é positivo tanto para o usuário final (que terá mais segurança na sua aquisição) como para o fornecedor (que poderá atestar que seu produto atende a norma, reduzindo riscos jurídicos).

Para Michele, é importante que os fabricantes levem as informações sobre as normas ao consumidor, para que assim ele perceba o valor agregado no produto — por exemplo, a etiqueta acústica para esquadrias, determinada pela ABNT NBR 10821 — Esquadrias para edificações.

O valor do conforto
Na apresentação seguinte — Conforto acústico em moradias — Marcos Holtz, sócio-diretor da Harmonia chamou a atenção para a intangibilidade do valor do conforto acústico: quanto vale uma boa noite de sono ou uma tarde produtiva de estudo ou home office? Nesse sentido, Holtz acentuou a importância da ABNT NBR 15575 — Edificações habitacionais – Desempenho, revisada este ano, que trouxe benefícios como a melhora no padrão construtivo e a conscientização das fabricantes e da sociedade como um todo com o desempenho de seus produtos.

Os danos do desconhecimento
A palestra de Edison Claro de Moraes, diretor da Universidade do Som — Barreiras do conhecimento X barreiras acústicas — conversou com o tema do próprio VidroSom 2021. Um ponto enfatizado por Moraes foi que tanto moradias de baixo padrão como as de alto padrão estão suscetíveis a problemas com ruídos — e, ao contrário do que se pode imaginar, em ambos os casos são frequentemente usadas “soluções” que não adiantam nada, como o uso de caixas de ovos para revestir paredes no primeiro caso ou o fechamento das sacadas com alvenaria no segundo.

Segundo o especialista, o maior problema na área de conforto acústico não está nos recursos do usuário final, mas no desconhecimento das soluções disponíveis no mercado. Apesar disso, Edison frisou que é importante que as empresas busquem trazer mais soluções que atendam obras de baixo padrão e ajudem a reduzir o abismo social que existe no Brasil.

Mais proteção
O VidroSom 2021 trouxe ainda as apresentações De corpo e alma, como as janelas protegem a saúde, da engenheira Priscila Andrade, pioneira na implementação do Clube do PVC; e Os novos sistemas construtivos e seu desempenho térmico e acústico, de Carlos Henrique Mattar, diretor de Vendas Técnicas da Saint-Gobain.

Priscila abordou a correlação entre as esquadrias e a “saúde” da edificação, apontando que uma boa esquadria é fundamental para garantir a passagem de luz, ventilação e conforto térmico. Mattar falou das soluções das empresas do Grupo Saint-Gobain para o conforto dos ambientes, como o sistema construtivo drywall — que, segundo ele, é seis vezes mais leve do que a alvenaria, com manutenção mais fácil e ótimo desempenho termoacústico em combinação com lã de vidro.

Ao final do evento, Éboli mediou um bate-papo entre os sete palestrantes, com perguntas dos espectadores, e apresentou os vencedores do concurso de desenhos dessa edição em que participaram alunos das escolas Nova 4E (instituição especializada em pessoas especiais) e Escola Estadual MMDC, ambas de São Paulo. Os vencedores foram Ioval Cardoso da Silva Júnior, da Nova 4E, e Lidiane Vitória Souza de Oliveira, da E.E. MMDC; ambos receberam um notebook cada.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters