VidroCast traz detalhes sobre a certificação de temperados
16/10/2024 - 11h34
A Abravidro publicou mais um episódio do VidroCast: desta vez, o podcast da entidade vidreira recebeu Edweiss Silva, mais conhecido como Ed, consultor de certificação da Abravidro. Ed conversou com Iara Bentes, superintendente da associação e editora de O Vidroplano, sobre a certificação para vidros temperados concedida pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).
CONFIRA A ENTREVISTA COMPLETA AQUI
Ed explicou que a certificação é a autorização concedida pelo Inmetro para que as empresas possam ostentar o selo de qualidade, que é o reconhecimento máximo do organismo no Brasil, a fim de atestar a qualidade dos seus produtos. No caso dos vidros temperados, ele aponta que a processadora precisa se preparar antes de buscar o instituto: “Em primeiro lugar, implantar um sistema de gestão da qualidade, para que o seu processo produtivo e administrativo siga alguns requisitos mínimos; na sequência, o material fabricado por essa empresa precisa ser testado por laboratórios acreditados ao Inmetro”, explicou o consultor de certificação. “Uma vez que a empresa consiga aprovação tanto na sua gestão como nos ensaios, ela recebe então a concessão para utilização do selo”.
Segundo Ed, a certificação do vidro temperado é vantajosa tanto para a processadora como para o consumidor final. “No caso da empresa, uma das vantagens é poder mostrar para o seu cliente que aquele vidro foi testado e tem qualidade reconhecida, e isso dá uma visibilidade diferente em relação ao concorrente que não tem certificação. E, mesmo sem essa visibilidade, a processadora com esse sistema de gestão da qualidade passa a ter melhor controle sobre os seus processos e consegue, com isso, ter melhores resultados no seu dia a dia”, detalhou. Já no caso do consumidor final, a vantagem é a confiabilidade de que o produto que ele está colocando na casa dele tem qualidade e segurança comprovadas – afinal, as beneficiadoras precisam passar periodicamente pelo processo de certificação.
Não é segredo para o nosso setor que a Abravidro disponibiliza um trabalho de consultoria para empresas interessadas no processo de certificação – associados contam com desconto exclusivo. Ed, que está à frente dessa consultoria, explica como ela funciona: “A gente começa esse atendimento fazendo um diagnóstico na empresa, verificando o que ela tem no seu processo produtivo que já atende os requisitos do Inmetro e montando um plano de trabalho para que ela faça os ajustes necessários para que os demais requisitos também sejam atendidos”. De acordo com esse diagnóstico, a equipe da Abravidro faz algumas visitas in loco e também auxilia remotamente, até que a processadora esteja preparada para procurar um Organismo de Certificação de Produto (OCP) acreditado pelo Inmetro e solicitar a certificação dos seus vidros temperados.
Você pode acompanhar o programa no nosso canal no YouTube, ou escutá-lo no Spotify, Deezer e SoundCloud. Siga e curta o VidroCast em sua plataforma preferida para sempre receber os nossos conteúdos!
Voltar
Itens relacionados ................................................................................................
- Pedro Doria palestra sobre inteligência artificial no 16º Simpovidro
- 16º Simpovidro: Ana Maria Castelo traz dados e perspectivas da construção civil
- 16º Simpovidro: Creomar de Souza mostra impactos da política nas empresas
- Érica Belon ensina a lidar com pessoas no 16º Simpovidro
- 16º Simpovidro: sucessão familiar é abordada por Isabelle Randon
- Flávio Málaga ensina cuidados na gestão financeira no 16º Simpovidro