Vidroplano
Vidroplano


VidroSom 2012 discute acústica em Curitiba

26/04/2012 - 00h00

Ontem, dia 25 de abril, Dia Internacional de Conscientização sobre o Ruído, foi realizado na sede do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado do Paraná (Sinduscon-PR), em Curitiba, a quarta edição do VidroSom, simpósio organizado pela Atenua Som e patrocinado pela Cebrace. O evento reuniu pessoas do setor vidreiro, de esquadrias, arquitetos, engenheiros, acadêmicos, representantes de entidades de classe e outros profissionais.


A primeira palestra foi ministrada por Carlos Henrique Mattar (Cebrace), que abordou o tema A contribuição dos novos vidros para o dia a dia. Mattar mostrou o desempenho acústico de alguns vidros, como o monolítico, laminado, laminado com PVB acústico e insulado. Segundo o profissional, o laminado com PVB acústico em parceria com sistemas insulados tem melhor desempenho: atenua até 51 dB. “Vale lembrar que, sem a ajuda de bons caixilhos e alvenaria adequada, o vidro não consegue desempenhar bem o seu papel de barreira para o som”, ressaltou.


O segundo a falar no evento foi o arquiteto Marcos Holtz (Harmonia Acústica). Em uma palestra mais prática do que técnica, ele discorreu sobre Isolamento acústico nas edificações, mostrando cases em que sua empresa desenvolveu trabalhos. O profissional aproveitou para fazer um alerta aos participantes: “A acústica não pode ser pensada de maneira separada do projeto arquitetônico; ela e a arquitetura de um projeto estão intimamente ligadas”.


O último a falar foi Edison Claro de Moraes (Atenua Som). Soluções práticas de proteção sonora foi o tema que regeu a apresentação. Dentre os vários pontos abordados, Moraes explicou que, quanto mais assimétrica for a composição do vidro laminado, maior será o seu desempenho acústico. Ele também disse que os perfis, tanto de alumínio como de PVC, devem ser preenchidos, de preferência com areia seca, para ajudarem o vidro a barrar o som. Também foram apresentados diversos cases.


Por fim, para fechar o encontro, discutiu-se sobre a norma ABNT NBR 15.575 — Edifícios habitacionais de até cinco pavimentos. Dentre os vários itens abordados, a norma contempla o desempenho acústico das edificações. Participaram desse painel os três palestrantes e dois professores universitários. Além disso, houve grande interação com o público que marcou presença no simpósio.


A Associação dos Distribuidores e Processadores de Vidros do Paraná (Adivipar), entidade associada à Abravidro, é uma das apoiadoras do evento. Elisabete Souza Silva Jacinto, presidente da Adivipar, deu seu recado no evento. “Parabéns a todos que estão aqui, pois se importam com o desenvolvimento do setor vidreiro. A Adivipar faz questão de apoiar eventos como o VidroSom”, afirmou.


Confira a cobertura completa do VidroSom 2012 na edição de maio de O Vidroplano.


 


Assista aqui ao vídeo do VidroSom 2012



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters