Vidroplano
Vidroplano


VidroSom debate soluções acústicas com o uso do vidro

14/11/2014 - 00h00

O 6º VidroSom (Seminário de Soluções Acústicas em Vidro) foi realizado nesta quarta-feira, no Espaço Millenium, em São Paulo. Organizado pela Atenua Som, o evento contou com apoio da Abravidro. Destinado à troca de informações sobre soluções acústicas com a utilização do vidro, o seminário também tem foco na capacitação técnica de arquitetos, construtores e consultores atuantes no setor.


O gerente de Marketing da Cebrace, Carlos Henrique Mattar, ministrou a palestra de abertura, na qual enfatizou os conceitos básicos sobre acústica e de que forma o vidro consegue atuar como barreira para o som. O diretor da Atenua Som, Edison Claro de Moraes, citou diversos cases em que trabalhou para resolver problemas relacionados ao excesso de barulho. O segredo está não apenas no tipo de vidro, mas também nas vedações e na qualidade dos sistemas construtivos. Na sequência, foi a vez do arquiteto Marcos Holtz, que enumerou exemplos extremos de uso de nosso material para atenuação sonora: na Casa da Música, em Porto, Portugal, paredes envidraçadas evitam que o ruído externo invada o salão de concertos.


Após um coffee break, o diretor da Avec Design, José Guilherme Aceto, comentou a respeito de soluções inovadoras para maior transparência em edificações, sem se esquecer da importância da questão acústica. Já a diretora-técnica do Instituto Tecnológico da Construção Civil (Itec), Michele Gleice, resumiu as normas técnicas que abordam o tema. Por fim, os palestrantes responderam às perguntas feitas pela plateia.


Assista à entrevista que nossa equipe de reportagem fez com Edison Claro de Moraes, diretor da Atenua Som. A cobertura completa do VidroSom 2014 estará na edição de dezembro de O Vidroplano.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters