Vidroplano
Vidroplano


Vitrum 2017: associações vidreiras e impressão digital são destaques

04/10/2017 - 18h45

O 2º dia da 20ª Vitrum foi marcado por reuniões de grupos técnicos com representantes de associações vidreiras de todo o mundo. Uma delas foi a da Community of Glass Associations (Comunidade de Associações Vidreiras), criada em junho durante um encontro em Murano, Itália, por iniciativa da Associação Italiana dos Fornecedores de Máquinas e Equipamentos para a Indústria do Vidro (Gimav) — o Brasil é representado nesse grupo pela Abravidro e Associação Técnica Brasileira das Indústrias Automáticas de Vidro (Abividro).

Iara Bentes e Lucien Belmonte, superintendentes da Abravidro e Abividro respectivamente, estiveram presentes. O encontro contou com conversas e trocas de informações sobre quatro tópicos considerados de grande importância para todo o setor: a padronização técnica e de fabricação do vidro, os treinamentos para a educação dos profissionais, os pontos históricos e culturais no trabalho com nosso material e a sustentabilidade energética e ambiental nessas atividades.

Tecnologias e planos para o futuro
Jenni Heikkilä, representante da Finnish Association of Flat Glass (Associação Finlandesa de Vidro Plano) destacou o desenvolvimento recente de um software para definir a espessura ideal do vidro para diferentes tipos de uso. Segundo ela, a entidade pretende compartilhar o programa com as demais associações da comunidade

Ao final da reunião, os participantes consideraram a necessidade de aprofundar mais a reflexão sobre os temas debatidos e as melhores formas de promover avanços em relação a eles. Assim, a Community of Glass Associations pretende colocá-los em pauta novamente em encontros futuros da comunidade.

Impressão em destaque
Além de participar da reunião, Iara percorreu novamente o pavilhão de exposições da Vitrum para passar em primeira mão mais novidades das empresas com atuação no nosso país, com destaque para as fabricantes de maquinários e insumos para impressão digital em vidro.

diptecO estande da Dip-Tech é um verdadeiro showroom de seus produtos. Além de mostrar impressoras da linha GPI, veem-se ali diversas placas de vidro impressas com imagens em altíssima resolução, incluindo fotos e imitação de texturas como madeira e cerâmica. Veja o vídeo. 

 

macotec cópiaA Macotec, cujos produtos são distribuídos no Brasil pela Gusmão Representações, aproveitou o evento para lançar uma ponte rolante automática. A máquina permite carregar chapas rapidamente e transportar tanto vidros jumbo como peças pequenas. Isso é possível por meio de seu conjunto de ventosas e extremidades fecháveis para segurar os vidros.

 

tecglassOutra empresa parceira da Gusmão Representações, a Tecglass (adquirida em 2016 pela Fenzi), destacou os diferenciais de suas impressoras digitais para vidro, entre eles a vantagem de as tintas poderem ser compradas do fornecedor que o cliente quiser, sem precisar procurar diretamente a Tecglass para adquiri-las. Veja o vídeo.

Continue acompanhando nossa cobertura da Vitrum no Portal Abravidro e em nossas redes sociais — assine também nossa newsletter para receber boletins diários sobre essa que é considerada uma das maiores e mais tradicionais feiras do setor vidreiro mundial!



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters