Vidroplano
Vidroplano


Webinar da Conexão Glass aborda manutenção de boxes e sacadas

17/12/2020 - 13h33

O terceiro webinar da série mensal Conexão Glass foi realizado ontem (16) pela NürnbergMesse Brasil, organizadora da feira Glass South America. O tema abordado este mês foi Manutenção de boxe e sacadas.

Vinicius Braga, gerente-comercial da Tec-Vidro, Érico Miguel, diretor de Planejamento da Ideia Glass, e Rodrigo Sandim, do Jornal do Vidro, foram os convidados que discutiram o cenário e as oportunidades nesse segmento.

 

Atividade essencial para o consumidor e lucrativa para o vidraceiro
A importância da manutenção desses sistemas foi bastante enfatizada ao longo da transmissão. Érico citou que a revisão de boxes e sacadas é semelhante a um carro, que também precisa passar periodicamente por manutenções e trocar componentes que se desgastam com o tempo, apontando que o comprador que não faz a revisão na data estipulada pela concessionária pode até mesmo perder a garantia do veículo.

Vinicius observou que a falta de procura por esse serviço por parte do consumidor muitas vezes não é causada por falta de preocupação com sua segurança, mas sim por falta de conhecimento; ele acrescentou que a manutenção de sistemas envidraçados é um mercado ainda pouco explorado pelos vidraceiros, e que traz oportunidades de lucro ao mesmo tempo em que envolvem baixo custo para eles.

Alexandre Brown destacou que uma ação muito positiva nesse sentido foi a participação da Abravidro no programa É de Casa, da Rede Globo, para falar sobre a importância da manutenção preventiva de boxes de banheiro, o que trouxe muita visibilidade para o assunto entre o público consumidor e gerou retorno na demanda por esse serviço.

Vale lembrar que a Abravidro conta desde 2016 com o programa De Olho no Boxe, cujo objetivo é levar informações sobre a manutenção de boxes de banheiro, com uma seção voltada para vidraceiros e outra para consumidores finais. Para acessar a página do De Olho no Boxe, clique aqui.

Capacitação e seriedade
Outro ponto abordado no webinar foi a necessidade de profissionais aptos a realizar esse tipo de trabalho. Segundo Vinicius, muitos vidraceiros não têm a formação adequada para a revisão e manutenção – nesse sentido, além de oferecer treinamentos para esses profissionais, um passo a passo elaborado por parte das fabricantes desses sistemas pode ser de grande importância para ajudá-los a identificar os aspectos essenciais de cada produto.

Por sua vez, Érico lamentou o fato de que ainda há no País empresas que não têm seriedade no que fazem e que não se preocupam em padronizar sua produção ou disponibilizar componentes separados em caso de desgastes, obrigando o vidraceiro ou o cliente final a comprar o kit completo pela segunda vez. Para ele, o mercado precisa estar mais empenhado em resolver o problema do consumidor final de uma forma que o deixe realmente satisfeito.

Desafios e oportunidades em 2020
Com relação aos impactos da pandemia no mercado de kits e manutenção este ano, os convidados consideraram que houve tanto aspectos negativos como positivos. A paralisação na produção nos primeiros sessenta dias foi considerada ruim, pois trabalhadores no final do elo da construção civil como pedreiros, empreiteiros e vidraceiros ainda precisavam finalizar suas obras e muitas vezes ficavam sem acesso a produtos e insumos necessários para isso.

Por outro lado, a maior permanência de boa parte da população em suas casas, em home office, levou-as a prestar mais atenção nos problemas de funcionamento em seus boxes e outras aplicações de vidro, como portas, aumentando a demanda por esses kits e pela revisão e manutenção deles.

Novidades para a Glass 2021
Tanto a Ideia Glass como a Tec-Vidro anunciaram que terão lançamentos na edição 2021 da Glass South America. Érico e Vinicius consideraram que, em parte, o adiamento da feira para o mês de setembro é vantajoso, pois suas empresas poderão trazer um número maior de novos produtos para ela, além de avaliarem que o mercado possivelmente estará mais aquecido e com mais oportunidades de negócios no segundo semestre.

A Ideia Glass terá três lançamentos dentro da Glass 2021, nas áreas de boxes de banheiro e portas de vidro, preferindo não revelar ainda os nomes e detalhes desses kits. Por sua vez, a Tec-Vidro apresentará uma família inteira de novos produtos, e adiantou que o sistema OrbiTec de movimentação para folhas de vidro, lançado em 2019 e integrado ao Kit Envidraçamento Sacada da empresa, será implementado também em outros kits da fabricante.

O próximo webinar da série Conexão Glass será realizado em janeiro de 2021, possivelmente na última quarta-feira do mês (27). Mais detalhes devem ser divulgados em breve.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters