Qual é o desafio dos novos líderes?
22/04/2021 - 12h04
Escrito por Armando Lourenzo
Existe uma enorme quantidade de gestores que ainda não sabem administrar o próprio tempo, nem estabelecer prioridades – para si e para os profissionais que integram seu time. Basta ver como uma parte dos projetos nas empresas brasileiras sofre atrasos em relação ao cronograma inicialmente previsto. Ao mesmo tempo, muitas pessoas deixam as empresas por não conseguirem o equilíbrio entre vida profissional e pessoal. Isso significa que, para muitos profissionais, existe a percepção de que estão trabalhando demais. A explicação disso tudo pode ser simples: falta de planejamento ou de gestão dos chefes responsáveis. A seguir, algumas considerações a serem levadas em conta.
- Tempo — Administrar melhor o tempo é um tema crucial para os novos líderes. Saber trabalhar estabelecendo prioridades não apenas melhora o desempenho e evita atrasos nas entregas, mas também ajuda a reter bons profissionais na equipe.
- Delegar tarefas — Muitas vezes, por insegurança, esses líderes são centralizadores e costumam não delegar tarefas. Por isso mesmo, sempre planeje suas ações com antecedência, distribua as tarefas entre os demais membros, levando em conta os limites de entrega de cada um, e acompanhe os resultados. Lembre-se de que existem atividades que podem ser feitas de forma paralela às demais e que, nem por isso, devem ser menosprezadas
- Cronograma — Com ele, você conseguirá visualizar com mais facilidade todas as etapas, ponderando sobre a importância de cada uma para a obtenção do resultado. Assim, fica mais fácil definir o mais relevante e decidir sobre prazos.
- Adaptação a situações — Em muitos momentos, pode ser difícil estabelecer quais são as prioridades e, ainda assim, não serão raras as vezes em que será necessário alterá-las em razão de demandas específicas. Tente entender os motivos das mudanças e, caso elas não tenham justificativas lógicas, considere não ceder à tentação de fazer alterações bruscas. Se houver necessidade de mexer em prioridades e cronogramas, não deixe de explicar os motivos aos seus liderados para que eles possam perceber a real importância de tais alterações e, assim, executá-las com o engajamento necessário para a tarefa.
Armando Lourenzo é doutor e mestre em administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP), além de colunista da revista Você S/A e do portal Administradores.com
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