Vidroplano
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Redes sociais são fundamentais para as vidraçarias

04/04/2024 - 10h26

As redes sociais já deixaram de ser frequentadas apenas nos momentos de lazer ou de ócio há muito tempo. Hoje, não importa qual seja a área de atuação de uma empresa, entidade ou órgão público: todos eles estão nesses espaços que podem ser usados tanto para divulgar comunicados e iniciativas como para apresentar produtos e estreitar laços com seu público-alvo.

O vidraceiro que não está presente – e ativo – nas redes sociais já perdeu muitas oportunidades de negócios. Quem está, mas não busca se diferenciar da concorrência, também não está tirando o melhor proveito delas. Nas páginas a seguir, O Vidroplano traz explicações de especialistas dessa área e de profissionais do nosso setor sobre a importância das redes sociais para potencializar a vidraçaria no mercado, além de dicas sobre como acompanhar a velocidade das mudanças que elas trazem e como planejar um conteúdo atrativo para engajar potenciais clientes.

País das redes
Em um levantamento da Comscore (empresa de análise da Internet) divulgado em reportagem da revista Forbes Brasil no ano passado, o Brasil é o 3º país que mais consome redes sociais em todo o mundo — e os mais de 130 milhões de usuários conectados aqui têm passado cada vez mais tempo na Internet, especialmente nessas plataformas. Esses dados vão ao encontro de outra notícia de 2023, do portal Rede Brasil Atual: os brasileiros ficam conectados, em média, quatro horas e oito minutos por dia nas redes sociais, acima da média mundial de duas horas e vinte e cinco minutos.

Tanto tempo gasto nesses espaços indica que os usuários estão desenvolvendo diversas atividades neles, incluindo negócios. “Percebo que as pessoas têm procurado produtos e serviços diretamente nas redes sociais. Mesmo quando essa busca é feita pelo Google, por exemplo, elas acabam dando uma conferida nas redes para verificar os trabalhos realizados e até o número de seguidores das empresas”, comenta a arquiteta Aline Dametto, diretora da StartGlass.

Gi Matos, a primeira influencer digital do setor vidreiro, avalia que os perigos para uma vidraçaria que não está presente nas redes sociais são enormes. “Essa ausência faz com que ela perca a oportunidade de alcançar novos clientes, manter-se relevante no mercado e competir com outras empresas que já estão nas redes.” O alerta é reforçado por Matheus Primo, criador da Glass11 (marca de design de móveis de vidro) e diretor-executivo da Primo Vidros, que aponta que essas plataformas estão dominando o próprio processo de comunicação.

Aliás, para quem duvida da importância das redes sociais para os negócios, Matheus conta um caso da Primo Vidros. “Havia um escritório de arquitetura que nós queríamos atender fazia muito tempo; eu já tinha visitado, enviado e-mails, e nada – e, um dia, um arquiteto desse escritório viu o nosso perfil no Instagram, decidiu o que queria e então nos contratou para duas obras — e o negócio foi bastante vantajoso para nós.”

 

Foto: Viktor - stock.adobe.com

Foto: Viktor – stock.adobe.com

 

Em quais redes estar?
Hoje, há uma série de plataformas para comunicação e socialização: Instagram, Facebook, WhatsApp, LinkedIn, TikTok e X (antigamente conhecida como Twitter), entre outras, cada qual com sua própria “linguagem”, ferramentas e particularidades. É preciso estar presente em todas elas?

A resposta vai depender do tipo de público que você pretende alcançar e do conteúdo que deseja produzir para elas. “Escolher as redes sociais que melhor atendam o público-alvo da vidraçaria e criar conteúdo relevante são atitudes essenciais para aproveitar ao máximo o potencial delas; podemos tirar proveito de todas entendendo o receptor que cada uma alcança e falando a língua dele”, destaca Monise Carvalho, arquiteta com experiência no ramo vidreiro e especialista em mídias sociais para vidraçarias.

Algumas possibilidades que podem ser exploradas pelos vidraceiros:

  • Instagram – Destaca-se por sua natureza visual, permitindo compartilhar projetos concluídos, antes e depois, e interagir por meio de postagens, histórias e Reels (formato de vídeos curtos), que despertam o desejo pela beleza e inovação;
  • Facebook — Ainda é relevante para estabelecer presença online, interagir com clientes por meio de postagens, mensagens diretas e anúncio de eventos, além de promover ofertas especiais;
  • YouTube — Excelente para criar vídeos informativos, tutoriais de instalação e depoimentos de clientes, estabelecendo autoridade no setor;
  • LinkedIn — É um espaço útil para networking, compartilhamento de conteúdo profissional e participação em grupos de discussão;
  • WhatsApp — Permite uma comunicação direta com clientes, fornecendo suporte rápido e compartilhando orçamentos – vale destacar ainda o WhatsApp Business, que autoriza criar um perfil comercial profissional, fornece estatísticas detalhadas sobre o desempenho das mensagens e abre espaço para a criação de catálogos de produtos, entre outras vantagens;
  • Pinterest — Plataforma visual para compartilhar ideias de decoração e inspirações de design que você pode vincular à sua marca;
  • X — Aqui, as vidraçarias podem construir uma presença online mais robusta, fortalecer relacionamentos com clientes e colaboradores e manter-se atualizadas sobre as últimas tendências e notícias do setor;
  • TikTok — Destaca-se pela sua popularidade entre o público mais jovem, possibilitando criar conteúdo criativo e viral para alcançar novos clientes.

O perfil da sua empresa e do seu público ajudará a identificar quais os espaços mais assertivos para ela. A Glass11, por exemplo, não usa as redes sociais somente para vender, mas também como um portfólio para reforçar a marca. “Nossa ideia é apresentar produtos que se destaquem do mercado para chamar a atenção e criar engajamento. Nesse sentido, o Instagram é a rede que mais usamos e que tem nos trazido mais retorno; temos casos de grandes projetos chegarem e saírem do papel por essa plataforma”, conta Matheus Primo.

De acordo com um artigo do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) publicado em seu portal, é importante que as redes sociais de qualquer empresa tenham o máximo de profissionalismo e que o responsável por elas saiba como gerenciá-las: perfis sem gestão correm o risco de gerar um resultado contrário do esperado, podendo levar os clientes a enxergar seu estabelecimento com certa desconfiança e deixar de procurá-lo ou indicá-lo por conta disso.

 

Foto: Maciej Koba - stock.adobe.com

Foto: Maciej Koba – stock.adobe.com

 

Como se destacar?
Já ficou claro, então, que é fundamental que sua empresa esteja nas redes sociais. Mas, assim como ela, muitas outras vidraçarias também já estão ali. Assim, não basta estar presente e ativo nessas plataformas: é necessário pensar em como conseguir chamar a atenção do seu público-alvo – de forma positiva, é claro.

O primeiro passo para isso é a definição do conteúdo a ser publicado. “Para uma vidraçaria, é indicado diversificar o conteúdo em suas redes sociais, incluindo fotos e descrições de produtos e serviços oferecidos, mostrando obras em andamento para demonstrar a qualidade do trabalho, compartilhando dicas práticas de conservação e manutenção de sistemas envidraçados, e fornecendo ideias de decoração e design que envolvam o uso de vidro”, recomenda Monise. O compartilhamento de depoimentos de clientes satisfeitos e de informações sobre eventos e promoções especiais também podem ajudar a manter os seguidores engajados e atrair novos clientes interessados nos seus serviços.

Fotos e vídeos de obras realizadas pela vidraçaria também são uma boa forma de mostrar a qualidade das atividades da sua equipe. Quando fizer isso, vale a pena pensar em incluir marcações para os perfis dos parceiros e clientes do projeto divulgado – arquitetos, construtoras, fornecedores etc. “Além de demonstrar o reconhecimento e a valorização do trabalho em conjunto, isso também aumenta o alcance do conteúdo, o que acaba sendo bom para todos”, destaca Gi Matos.

A sugestão da influencer digital do setor vidreiro é apoiada por Aline Dametto. “Arquiteto segue arquiteto e tem também seguidores interessados em replicar os projetos em suas casas; então, se ele gosta do seu trabalho, vai replicar e lhe apoiar nas redes. E isso é ouro, é como uma indicação boca a boca”, afirma a diretora da StartGlass. Mas ela faz uma ressalva: “Antes de incluir as marcações, acho importante procurar o profissional que está administrando a obra, pois nem sempre o cliente quer a casa exposta nas redes sociais. Essa consulta também serve para reforçar a aproximação com o parceiro”.

 

Ilustração: elenabsl - stock.adobe.com

Ilustração: elenabsl – stock.adobe.com

 

Trends: seguir ou não seguir?
Outra possibilidade para impulsionar sua vidraçaria nas redes sociais é seguindo alguma trend (termo em inglês para “tendência”): trata-se de um tipo de conteúdo que ganha bastante popularidade por certo período, quando os usuários interagem e reproduzem publicações semelhantes, e depois vão perdendo força até desaparecer – e outras surgirem.

“Nem toda trend deve ser seguida, ainda mais quando é para representar uma marca, empresa ou serviço. Mas algumas podem ser adaptadas ao nicho ou perfil do cliente”, aponta Gi Matos. Assim, antes de embarcar na tendência do momento, é importante avaliar se ela se encaixa à proposta da sua empresa ou se segui-la pode comprometer a seriedade junto ao público.

Caso encontre uma trend interessante para usar nas suas redes, o passo seguinte é pensar e agir com rapidez, já que em pouco tempo ela já terá perdido o apelo. “Para acompanhar esse dinamismo nas plataformas sociais, as vidraçarias precisam estar atentas às tendências do mercado e se adaptar a elas de forma rápida e criativa. O segredo é manter-se sempre ágil sem perder a qualidade, lembrando-se de entregar sempre um bom conteúdo”, aconselha a influencer digital do setor vidreiro.

À procura da frequência perfeita
A periodicidade das publicações é uma das principais preocupações de quem alimenta um perfil em rede social, pois não é fácil definir o intervalo ideal entre uma e outra. “Uma frequência muito alta de conteúdos publicados pode sobrecarregar os seguidores e até mesmo fazer sua audiência se desconectar da sua marca, vendo-a como ‘aquela chata de tanto post’. Por outro lado, uma frequência muito baixa pode fazer com que a vidraçaria seja esquecida, o que não é legal, e o vidraceiro vai passar a impressão de que o público no mundo digital não é tão importante assim”, alerta Gi Matos.

Monise considera que a melhor maneira de resolver essa questão é testando diferentes frequências e maneiras de abordar os assuntos e ir monitorando o engajamento, até encontrar o equilíbrio ideal. “Outra dica de ouro é observar as práticas dos concorrentes e as tendências do setor. Os erros e acertos dos outros também podem orientar a estratégia de publicação”, ela acrescenta, ressaltando que todo esse processo precisa ser feito com calma: “Não se chega a esse ‘número ideal’ em um mês”.

Concorrendo com os grandes
Muitas empresas – incluindo as do nosso setor – contam com equipes especializadas no planejamento e na produção de conteúdo para as redes sociais, ou que destinam verbas para impulsionar publicações. Isso pode desanimar as pequenas vidraçarias – afinal, se uma empresa não tem acesso a esses recursos, é realmente possível conseguir uma boa visibilidade nessas plataformas?

Gi Matos considera que sim. “O segredo é produzir um conteúdo autêntico, relevante, de qualidade. No meu caso mesmo, nunca impulsionei conteúdo. Como meu Instagram é totalmente orgânico, posso garantir que essa estratégia funciona sim; é possível se destacar tanto no tráfego pago como no orgânico.”

A influencer aponta que pequenas ações podem fazer toda a diferença nesse alcance, como investir em um bom aparelho celular para melhorar a qualidade da imagem e do som captados por ele para as redes, aproveitar as ferramentas gratuitas oferecidas pelas plataformas e buscar firmar parcerias ou permutas junto a supermercados locais ou proprietários de vans escolares na divulgação do seu estabelecimento. “Vale sempre lembrar: quem aparece, cresce”, enfatiza Gi Matos com seu slogan.

Este texto foi originalmente publicado na edição 615 (março de 2023) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.

Foto de abertura: Designed by Freepik



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