Vidroplano
Vidroplano

Refeições com um toque de transparência

21/05/2019 - 11h16

Localizado no shopping center Serena Mall, em Nova Lima, cidade da Região Metropolitana de Belo Horizonte, o restaurante OssO – Mind The Bones tem nas carnes sua especialidade. Por isso mesmo, todo o conceito do espaço vem do churrasco, incluindo os materiais usados na obra. O vidro torna-se fundamental na tarefa de juntar diferentes elementos em uma estética marcante para os frequentadores do local.

 

Ficha técnica
Autor do projeto: Gustavo Penna Arquiteto & Associados
Local: Nova Lima, MG
Conclusão: outubro de 2018

 

Celebrando as carnes
A obra, de autoria do escritório mineiro Gustavo Penna Arquiteto & Associados, tem 508 m² e conta com capacidade para 250 pessoas. O projeto buscou mesclar elementos contemporâneos e rústicos, incluindo ferro, couro e metal, além de cores e texturas que remetessem ao conceito do churrasco.

Paredes, tetos e luzes usam tons quentes (vermelhos, amarelos e laranjas) para lembrar o fogo. O aço das facas e a madeira das tábuas de corte, usados no preparo dos alimentos, podem ser encontrados nos balcões, no forro (de estruturas metálicas elaboradas pela Greco Design especialmente para a casa) e nos mobiliários (como as mesas de eucalipto). O toque final está nos painéis de couro de vaca, instalados no fundo do espaço, próximos à adega.

Foto Jomar Bragança (15)

Transparência que agrega
Toda essa estética atinge seu potencial por conta do uso do vidro. Os temperados das portas e painéis deslizantes têm papel duplo: funcionam como uma espécie de fachada e também como fechamento do espaço. Outro destaque é a adega, também toda revestida de temperados. A execução dessas estruturas foi realizada pela PRM Esquadrias de Alumínio.

Nosso material permite que os consumidores, ao passear pelo shopping, possam ver o interior do restaurante — e vice-versa. Por estar em um terraço, é possível ainda ter cidade à vista enquanto se experimenta alguma refeição. Com isso, o local transforma-se em um ambiente vivo, ao invés de algo sem diálogo com seus arredores. No OssO, graças ao vidro, a interação é saborosa.

 

Especificação técnica
Vidros usados: Temperados incolores, com 10 mm de espessura, no sistema de carrinho
Processadora: Divinal Vidros
Ferragens: Tec-Vidro

Este texto foi originalmente publicado na edição 557 (maio de 2019) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters