Vidroplano
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Saiba como cuidar da qualidade e produção da sua vidraçaria

25/10/2022 - 14h21

Sempre que encomendamos um produto ou contratamos um serviço, seja ele qual for, a entrega ou realização dele dentro do prazo combinado, no endereço certo e – principalmente – em condição impecável é um fator determinante para decidirmos se vale a pena procurar aquela empresa novamente no futuro, certo? Por isso mesmo, é fundamental que as vidraçarias dediquem atenção especial às suas áreas de qualidade e produção.

Esses setores são o tema da última parte da série especial de O Vidroplano sobre gestão de vidraçarias. A seguir, entenda quais as responsabilidades e a importância deles na empresa e confira as orientações de especialistas do nosso segmento para mantê-los organizados e para se assegurar de que os clientes estejam sempre satisfeitos.

Os temas da série especial
Agosto: comercial e marketing
Setembro: controle financeiro e pessoas (RH)
Outubro: qualidade e produção (logística e montagem)

Valorizando sua vidraçaria
“Muitos profissionais vidreiros acham que o mercado só quer preço baixo e, realmente, existe essa cultura do menor preço entre os consumidores”, observa Ricardo Câmara, diretor e instrutor da Central do Vidraceiro e Serralheiro. Dessa forma, muitas vidraçarias preocupam-se em apenas oferecer os produtos e serviços mais baratos, deixando a qualidade de lado.

Pensar assim, claro, é um erro grave. “A atenção com a eficiência na produção e na qualidade dos processos proporciona uma série de ganhos, como a eliminação de retrabalhos e desperdícios, o que faz com que a empresa reduza seus custos. Só há boa produtividade quando há qualidade, e sem qualidade há aumento dos custos”, alerta Alexandre Araujo, idealizador, professor e sócio-proprietário do Canal do Serralheiro.

Segundo Araujo, uma vidraçaria precisa ter alguém que olhe pela qualidade e produtividade para que possa ser realmente competitiva e lucrativa. Câmara concorda, apontando que o cuidado com esses dois setores permite que um negócio se diferencie da concorrência. Assim, a vidraçaria conseguirá também mudar, junto aos clientes, a ideia sobre o que define uma boa compra.

Qualidade: atendendo as expectativas
“Qualidade nada mais é que satisfazer o seu cliente, é o ato de entregar ao consumidor o que ele espera de você”, define Alexandre Araujo. O setor da qualidade nas vidraçarias contribui para definir uma estratégia de trabalho que satisfaça as necessidades do comprador, eliminando o que ele não vê valor e, por consequência, reduzindo os custos operacionais. Segundo Araujo, essa área tem como atribuições:

  • Implementar a cultura da melhoria contínua na empresa;
  • Controlar os resultados (métricas) esperados dos processos;
  • Identificar e eliminar a causa raiz dos problemas;
  • Buscar as certificações necessárias para a empresa;
  • Garantir que as normas técnicas sejam cumpridas;
  • Diagnosticar e eliminar retrabalhos e desperdícios.

Ricardo Câmara aponta que o cuidado com a qualidade é fundamental para a formação da base estrutural da vidraçaria: “Existe muita concorrência nesse mercado, porém não há um padrão de qualidade equivalente”, explica. Isso explica porque, muitas vezes, a escolha do consumidor é definida pelo preço: ele provavelmente não sabe qual a diferença entre os materiais e os serviços. Por isso, é importante que outras áreas da vidraçaria, como a comercial e a de marketing, busquem formas de destacar esses pontos para o cliente.

Como avaliar a produção?
Alexandre Araujo aponta alguns pontos-chaves que o setor de qualidade da vidraçaria deve sempre seguir em relação aos produtos:

  • Verificar se as normas estão sendo cumpridas;
  • Observar se o produto ou serviço mantém o padrão definido pelos fabricantes;
  • Avaliar se a utilização do produto ou serviço atende as necessidades do consumidor;
  • Observar se o produto ou serviço supera as expectativas do consumidor;
  • Analisar se o preço é o correto em relação ao poder aquisitivo do consumidor;
  • Realizar uma pesquisa de satisfação junto aos clientes.

Para que esses objetivos sejam alcançados, Araujo recomenda padronizar os processos rotineiros para aumentar a produtividade e treinar todos os colaboradores, para que possam analisar os processos que executam. “Os colaboradores precisam ser capazes de identificar a má qualidade, tendo autonomia para parar o serviço, de forma a evitar que haja mais desperdício de insumos e tempo em um trabalho que será refeito”, explica.

Produção: da logística à montagem
Ricardo Câmara, da Central do Vidraceiro e Serralheiro, observa que o processo de logística e montagem tem de estar cada dia mais organizado. “Assim, será possível aumentar o valor percebido pelos clientes e, com isso, obter uma maior margem de lucro decorrente da boa gestão”, acrescenta.

Portanto, como explica Alexandre Araujo, do Canal do Serralheiro, a função do setor de produção é garantir que todos os insumos (matéria-prima, mão de obra, informações, entre outros) sejam transformados em produtos e/ou serviços em menor tempo, com custos reduzidos e na qualidade esperada. Para isso acontecer, é necessário conhecer as principais atribuições dessa área:

  • Levantar os insumos necessários para a produção;
  • Programar as compras de insumos e controlar o estoque;
  • Planejar e controlar a produção;
  • Definir metas de produção;
  • Minimizar os custos de produção;
  • Pesquisar novos produtos ou atualizações no mercado;
  • Inovar ou melhorar os processos;
  • Garantir a qualidade dos produtos;
  • Controlar a logística de entregas e montagem (instalação dos produtos).

Mantendo o controle dos processos
De acordo com Ricardo Câmara, a organização é um elemento fundamental para a produção: “Uma vidraçaria saudável precisa ter todos os seus processos bem organizados e controlados. Para isso, no ato da venda, todos os itens que compõem essa instalação – vidro, alumínio, ferragens, acessórios etc. – precisam ser monitorados do início ao fim”.

Deve-se dedicar atenção também aos limites que a equipe é capaz de atender: Câmara observa que as vidraçarias frequentemente deixam muito trabalho acumulado para a última hora. “Tendo em vista que a construção civil já deixa muitos problemas para os vidraceiros resolverem, muitas vezes os profissionais do nosso setor não sabem dizer ‘não’ na hora certa. É aí onde mora o perigo, pois assumimos responsabilidades e prazos de entrega quase impossíveis de serem cumpridos”, reflete. Portanto, é fundamental que o gestor da vidraçaria conheça e respeite seus limites de produção.

Como organizar a logística?
Alexandre Araujo sugere um passo a passo para esse trabalho:

1. Faça uma previsão de demanda para saber quanto foi vendido e quanto pretende vender, de forma a programar com eficiência as compras e o estoque, evitando paradas por falta de materiais;

2. Elabore um cronograma de produção para gerenciar as diversas etapas do processo de transformação do produto ou serviço, incluindo a chegada dos insumos, os processos operacionais, a embalagem e o armazenamento;

3. Faça um planejamento das entregas e da montagem com antecedência e realize um checklist para não ter imprevistos como: falta de insumos, mão de obra insuficiente, falta de condições da obra, cliente ausente, entre outros.

Ricardo Câmara ressalta que, para assegurar o cumprimento dos prazos de entrega, o vidraceiro também precisa estar atento ao fazer a escolha de seus parceiros e distribuidores, que são peças fundamentais para esse processo. E atenção: mesmo quando tudo der errado, deve-se sempre honrar os compromissos firmados junto ao cliente, mantê-lo informado sobre o que está acontecendo e garantir que ele receba toda a atenção necessária da equipe de atendimento.

Transformação de dentro para fora
Para Ricardo Câmara, é importante que o vidraceiro estude todos os dias sobre seus produtos e serviços, buscando adquirir o máximo de informações técnicas para se manter atento às tendências de mercado. Ele também aconselha ao gestor que reveja todos os seus processos, faça uma avaliação mensal do que está dando certo e do que pode melhorar – e, o mais importante, que nunca pare de buscar a excelência no trabalho. “A mudança vem de dentro para fora – e, para isso, o gestor tem de ver sua empresa, produtos e serviços com os olhos do cliente. Sempre que entregar uma obra, pergunte a si mesmo: ‘se fosse na minha casa, eu ficaria satisfeito com o resultado?’. Essa é uma estratégia que uso todos os dias para melhorar cada vez mais e aumentar sempre a satisfação de meus clientes”, afirma.

Alexandre Araujo, do Canal do Serralheiro, aponta ainda que organizar a rotina dos colaboradores é o primeiro passo para tornar uma empresa mais produtiva. “É a desorganização que afeta o desempenho da equipe. Por isso, é importante planejar as atividades do dia a dia estabelecendo prioridades e metas”, afirma, ressaltando que esse planejamento deve ser feito com regularidade, para que todos tenham um norte para se guiar. “Vale ressaltar que toda estratégia pode ser repensada. O importante é manter o planejamento atualizado e coerente com o atual cenário em que a empresa se encontra.”

Este texto foi originalmente publicado na edição 598 (outubro de 2022) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.

Crédito da foto de abertura: tomertu/stock.adobe.com



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