Saiba como destacar sua vidraçaria nas redes sociais
22/07/2021 - 10h54
Não há como fugir do alcance das redes sociais na sociedade atual. Há uma grande variedade delas ao alcance de um clique, com as mais diversas propostas, formatos e finalidades: transmitir conhecimentos, estreitar laços, divertir e, claro, vender produtos, serviços e imagens.
Empresa que não está presente nelas, ou não as usa da forma correta, está perdendo muitas oportunidades de trabalho. Você tem alguma estratégia para impulsionar os perfis de sua vidraçaria? Sabe quais são as melhores redes para alcançar seu público-alvo? A seguir, O Vidroplano apresenta conselhos de especialistas no segmento e compartilha um pouco da experiência de vidraçarias que conseguiram se destacar nesse quesito – e o que o resultado disso trouxe para elas.
Quais escolher?
Como dito anteriormente, há inúmeras redes disponíveis: Instagram, Facebook, LinkedIn, YouTube, TikTok, Twitter, Kwai… Isso nos leva à esta pergunta: seu negócio precisa de todas? Monise Carvalho, arquiteta especializada em vídeos e mídias sociais para vidraçarias, responsável pelo site All About That Glass, responde: “Não é necessário estar em todas as plataformas – porém, quem não é visto não é lembrado. Quanto mais presente sua empresa estiver nesses espaços, mais fácil será atrair novos clientes e criar laços com aqueles já conquistados”.
Para Gi Matos, influenciadora digital do setor vidreiro, cada rede tem seu próprio perfil de comunicação. “Se a empresa quer levar entretenimento ao seu cliente, por exemplo, escolha o TikTok. Se quer passar algo mais técnico e detalhado, temos o YouTube, em cujos vídeos a comunicação deve ser clara e objetiva”. Por isso, ela considera ser muito importante ter em mente o perfil do público-alvo que seu negócio quer alcançar. “Faça uma pesquisa com os clientes e fique ativo onde eles estão mais conectados. Hoje, todas as vidraçarias, pequenas e grandes, precisam estar no mundo digital”, recomenda.
O Instagram é hoje a plataforma mais completa, aponta Gi Matos, abrindo a oportunidade para variar a forma de comunicação com sua audiência. Monise concorda e comenta quais redes considera as mais interessantes:
- Instagram — Além das características já mencionadas, Monise define essa como a rede que mais aproxima a empresa de pessoas que querem comprar e interagir com as marcas, tendência que cresceu ainda mais com a pandemia. Dessa forma, é uma ferramenta necessária para qualquer vidraçaria em sua comunicação digital;
- WhatsApp — Não é necessariamente uma rede social, mas um aplicativo cuja principal função é a comunicação ágil e direta com o consumidor, o que permite ter maior controle dos contatos, além de um catálogo online;
- Facebook — É frequentada por um público ativo mais velho em relação ao das demais. Mas não se engane: ainda é um espaço muito eficaz para a divulgação de seu trabalho;
- YouTube — Ótimo espaço para quem tem conteúdos em vídeo que possam agregar informações aos clientes;
- TikTok — Também tem um grande alcance, principalmente com um público jovem. Segundo Monise, apesar de famoso pelas dancinhas, o TikTok também é um ótimo lugar para dividir vídeos de trabalhos executados e informações sobre como os processos são feitos.
Por que tão sério?
Além de escolher as redes em que sua vidraçaria estará presente, também é importante definir como se posicionar nelas. Segundo Monise, a forma de comunicação nesses espaços vai sempre de acordo com o que a empresa quer passar, com o posicionamento que quer ter no mercado. A seriedade ajuda a reforçar a credibilidade da vidraçaria – o que não significa que o conteúdo publicado deve ser sempre formal. “As redes sociais também abrem espaço para algo mais descontraído, pois as pessoas querem consumir coisas interessantes. O perfil do público-alvo vai definir a maneira pela qual você se comunica com ele, mas é sempre bom mesclar boas informações com um toque de descontração ou humor”, ela aconselha.
Matheus Primo, diretor-criativo da Glass11, marca de design de móveis com vidro cuja página no Instagram tem mais de 10 mil seguidores, conta que as redes da empresa são usadas das mais diversas formas. “O conteúdo pode ser informativo, um posicionamento, vendas, divulgação. No meu padrão, sempre penso nele como se fosse um portfólio para o cliente conhecer a empresa por meio de imagens. Também acho muito válido que possamos contar histórias ali: algum tempo atrás, por exemplo, mostrei o processo de execução da mesa de vidro Rocky – feita com peças únicas derretidas com 50 mm de espessura.” Segundo Primo, a iniciativa deu resultado: esse é um dos posts mais comentados do perfil da empresa no Instagram. “As pessoas gostam de se sentir parte, viver as emoções escondidas por trás de um produto. Essa postagem trouxe alma para o material e para a empresa.”
Por sua vez, a Vidraçaria Lux Gold, de Manaus, conta com um objetivo específico: “Buscamos usar as redes sociais para levar informações ao máximo de pessoas e, com isso, torná-las não só seguidoras, mas clientes fidelizadas, que estão por dentro do que oferecemos e de como trabalhamos”, conta o proprietário Jefferson Souza Santos.
Qual a frequência ideal?
A resposta varia de acordo com cada mídia – mas, em boa parte delas, é importante apresentar conteúdo novo todos os dias, já que os algoritmos das redes priorizam quem tem mais interações. “As plataformas Instagram e Facebook, principalmente, são mais acessadas e, por isso, precisam ter constância. Imagine você chegando em uma loja para comprar algo e ela está fechada. O mesmo ocorre no mundo digital, só que um pouquinho diferente: os clientes vão até o endereço digital, entram na página da sua vidraçaria e não veem o movimento: com isso você pode perder uma venda”, alerta Gi Matos.
A influenciadora, contudo, ressalta que há um desses espaços em que o oposto é recomendado: “No WhatsApp, cuja imagem de perfil precisa ser a logomarca da vidraçaria ou a foto do vendedor com o uniforme, é essencial tomar cuidado para não virar ‘a loja chata das mensagens’”. A orientação dela para esse aplicativo é espaçar as interações – você pode enviar uma mensagem às 9 horas em um dia e só enviar outra no dia seguinte, por exemplo, mantendo sua audiência atualizada sem sobrecarregá-la.
Uma vidraçaria atenta a essas diferenças é a BV Vidros, de Natal. “Usamos o Instagram e o Facebook para compartilhar nossos trabalhos e o dia a dia da empresa, a fim de deixar os nossos clientes mais informados sobre os nossos serviços e interagindo conosco. Já o WhatsApp é uma ferramenta que preferimos deixar à disposição para que o cliente entre em contato diretamente com nossa equipe para solicitar orçamentos e serviços e tirar dúvidas”, relata Bruno César da Silva, diretor majoritário e idealizador da empresa.
Processo trabalhoso, mas muito recompensador
O sucesso de uma empresa nas redes sociais, é claro, não vem da noite para o dia. No caso da Vidraçaria Lux Gold, por exemplo, o trabalho com elas teve início há cinco anos, quando a vidraçaria notou que ninguém focava nelas em Manaus e mesmo em boa parte do País. “No início foi bem difícil, pois os primeiros 200 seguidores na época no Instagram eram só amigos e conhecidos; não tínhamos condições de montar um showroom físico para facilitar a apresentação dos nossos produtos”, conta Jefferson. Mesmo assim, sua equipe correu atrás de um bom curso de marketing, fez uma pesquisa de campo para traçar o perfil do seu público-alvo e começou a usar essas mídias para divulgar seu dia a dia na íntegra: “Foi aí que vimos a grande aceitação e logo nos tornamos bem-visíveis em Manaus e no Brasil”.
A Glass11 também traçou um plano meticuloso. “Inicialmente, tivemos assessoria de imprensa e de mídias digitais, criamos um planejamento estratégico, mapeando o público, o conteúdo, os horários de postagem, os conteúdos de mais ‘curtidas’ etc. Também já contratamos influenciadores e fotógrafos exclusivos para as imagens, fazemos permutas em troca de posts, permutas parciais, posts patrocinados e outros”, lista Matheus Primo.
Essa descrição pode fazer parecer que um bom trabalho com redes sociais envolveria recursos acima daqueles que uma vidraçaria pequena tem, mas Primo aponta: “Quantas redes sociais nós vemos que surgiram sem nenhum dinheiro investido, só na vontade de fazer? Bastam ideias originais, bom gosto e uma pitada de sorte caindo na boca do povo”. Para o diretor-criativo da Glass11, mídias sociais não precisam ser financeiramente caras; porém, há dois recursos que elas exigem em grande quantidade: tempo e dedicação.
Esses foram os principais recursos usados pela Vidraçaria BV Vidros. “A princípio tivemos algumas dificuldades para entrar e crescer nas redes sociais por conta da pouca prática com aplicativos de divulgações. Mas procuramos nos aprimorar, já que essa é hoje uma das principais formas de divulgação dos nossos serviços — e a cada dia buscamos novas formas nas redes sociais para interagir com nossos seguidores e clientes”, explica Bruno César – a empresa conta hoje com mais de 8 mil seguidores no Instagram.
Mas afinal, todo esse trabalho vale a pena? Vale sim – e como! “Hoje, 90% dos nossos clientes vêm das redes sociais, principalmente Instagram e Google – por isso, estamos sempre nos atualizando para estar de acordo com as normas desses espaços e continuar tendo um resultado satisfatório”, destaca Jefferson Souza Santos, da Lux Gold – o perfil da empresa no Instagram já tem quase 16 mil seguidores.
Como se destacar da concorrência?
Já ficou claro que estar nas redes sociais é fundamental para sua vidraçaria – o problema é que seus concorrentes certamente também estão nelas. O que, então, pode ser feito para que os seus perfis sejam os mais atrativos para o público?
“Só postar fotos bonitas não é mais suficiente; conte o que há por trás daquilo, conte da dificuldade em obras específicas e como aquilo foi superado, mostre suas melhores qualidades: serviço, segurança e resultados”, orienta Monise Carvalho, do All About That Glass.
Parcerias também podem fazer toda a diferença. “Trabalhe com fornecedores que sejam parceiros da sua vidraçaria, que façam ações dentro da sua loja. Outra boa ideia é fazer parceria com arquitetos e influenciadores digitais que tenham autoridade no segmento vidreiro para divulgações – quem aparece, cresce”, recomenda a influencer digital Gi Matos.
A 3ª dica, mencionada por Monise: tenha uma boa relação com seus seguidores, responda e interaja com eles.
E o que não fazer?
– Não apague comentários que possam parecer ruins para você: responda de forma educada e se desculpe caso tenha errado;
– Não fique repetindo várias vezes a mesma postagem – as pessoas gostam de ver coisas novas;
– Não deixe o cliente sem reposta no direct (opção de comunicação direta e individual);
– Não use as contas profissionais da vidraçaria para veicular suas opiniões pessoais ou falar de assuntos não relacionados à empresa;
– Por fim, não desanime se não receber tantas curtidas ou visualizações. Monise frisa: “Os algoritmos das redes sociais estão em constante mudança. Lembre-se: isso acontece para todos”.
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