Vidroplano
Vidroplano

Por dentro da Especialização Técnica Abravidro

23/03/2020 - 11h35

Nos dias 12 e 13 de março, a Abravidro formou mais uma turma de Planejamento, Programação, Controle da Produção e Estoques (PPCPE). O curso, cujo conteúdo é pensado exclusivamente para o dia a dia de uma companhia vidreira, é o módulo mais recente na lista da Especialização Técnica Abravidro.

Lançado em 2011 com os módulos de Corte, Lapidação, Serigrafia e Têmpera – o de PPCPE veio depois, em 2016 –, o programa de capacitação para profissionais do setor já recebeu quase 8 mil alunos e conta com treinamentos variados, constantemente atualizados, para atender as necessidades observadas no mercado no momento em que são aplicados.

Você conhece todos os módulos existentes? Sua empresa já passou por algum deles? Nas próximas páginas, O Vidroplano detalha um pouco da história e dos cursos do programa e mostra os resultados que ele já proporcionou – e ainda proporciona – em processadoras por todo o Brasil e também fora dele. Confira!

 

Do setor para o setor
A Especialização Técnica Abravidro foi desenvolvida com o objetivo de formar e aperfeiçoar a mão de obra nas indústrias beneficiadoras. Seus treinamentos ensinam não só a maneira correta de se trabalhar no processamento do nosso material, mas também como aumentar a eficiência e produtividade da empresa, além de ajudá-la a reduzir perdas e expandir sua área de atuação.

Ao contrário de outros cursos, o programa não foi pensado para qualificar somente os funcionários de chão de fábrica. Cláudio Lúcio da Silva, instrutor técnico da Abravidro e responsável pela aplicação dos módulos nas empresas, explica: “Os treinamentos não são voltados somente para funcionários com pouca experiência de atuação no mercado. Eles podem e devem ser acompanhados por todos na empresa – proprietários, diretores, gerentes, supervisores, encarregados e operadores, independentemente do tempo de experiência que esses profissionais já têm –, para que todos os elos estejam em sintonia em relação ao que precisa ser feito.”

Segundo Cláudio, o conteúdo ensinado é totalmente adequado às necessidades dos participantes, levando em conta aspectos como maquinários que a empresa utiliza, produtos e serviços com os quais trabalha e perfil de seus clientes, entre outros. O professor também destaca que, ao término de cada dia de treinamento, uma pesquisa de satisfação é aplicada para todos os alunos.

 

Sempre algo novo para aprender
Talvez você pense que, se sua processadora já passou por algum módulo da Especialização Técnica, não vale a pena aplicá-lo novamente, certo? Errado. “É possível voltar inúmeras vezes na mesma empresa e sempre ter temas inéditos e fundamentais para o resultado das operações e para cada fase que a empresa vivencia”, conta Cláudio Lúcio.
Isso acontece porque os responsáveis pelo programa estão sempre atentos às tendências e mudanças do cenário vidreiro. Dessa forma, eles conseguem identificar os maiores desafios enfrentados pelas processadoras naquele momento e o conteúdo a ser incorporado aos treinamentos para ajudar as empresas a superá-los. Então, mesmo que você participe de um módulo que já cursou antes, sempre vai encontrar conteúdos novos para aprender e aplicar nos seus negócios.

 

vidro

 

Os “carros-chefes” da Especialização Técnica Abravidro

  • CORTE — Traz todos os detalhes para o corte correto do vidro, incluindo os critérios de qualidade, os erros mais comuns e o óleo usado para esse trabalho;
  • LAPIDAÇÃO — Mostra os efeitos do corte do vidro nessa operação, os tipos de rebolo que podem ser usados, a limpeza da peça e os fatores que influenciam na sua lapidação. Também é ensinada a forma correta de calcular e aplicar todos os parâmetros técnicos de processo para resultados eficazes e eficientes, para lapidação de bordo, furação, recorte e acabamento, manual e/ou automatizado;
  • SERIGRAFIA — Apresenta os tipos de pintura para vidro, os elementos e parâmetros para essa atividade e a montagem apropriada da mesa, a correta preparação, medição e controle da qualidade e de todos os insumos, entre outros assuntos;
  • TÊMPERA — Ensina como conduzir o trabalho nesse forno, identificar defeitos no processo e como o vidro saído da têmpera deve ser manuseado e embalado, e todos os parâmetros técnicos de processo de medição, controle e ajustes;
  • PPCPE — Trata-se do único curso de Planejamento e Controle de Produção (PCP) com conteúdo pensado exclusivamente para o dia a dia de uma companhia vidreira. Inclui temas como maior controle da produção, análise da capacidade efetiva do parque industrial e como usá-lo de forma eficaz e eficiente, além de escolha e adoção de softwares de gestão.

 

 

modulos-apostilas
Após cursar alguns desses módulos, as empresas também podem contratar o treinamento de Acompanhamento de Processos. Nele, o instrutor técnico observa as atividades da processadora e orienta sobre como atingir a excelência das operações e a melhora de seus resultados, com emissão de relatório final.

 

Tem mais!
Engana-se quem pensa que os módulos acima são os únicos oferecidos. Conheça a seguir outros treinamentos que
podem ser contratados pela sua processadora a qualquer momento:

 

Acompanhamento de Layout
Após avaliar as necessidades da empresa, é realizado o planejamento agregado, calculado e formatado do novo layout de adequação do parque fabril atual ou da construção de um novo, sempre levando em conta que cada processadora tem um histórico, mercados, necessidades e contextos diferentes;

 

Redesenho e Modelagem de Processos Administrativos e Industriais —
Nesse módulo, aprende-se a desenvolver o planejamento estratégico, financeiro e econômico e o modelo de negócio da empresa, considerando todos os seus trabalhos, técnicas e ferramentas. O foco são as necessidades de resultado e atendimento dos seus proprietários e/ou diretores para o direcionamento de todos os processos para atingir, a curto prazo, a adequação de seus processos comerciais e/ou operacionais;

 

• Manutenção Produtiva Total (TPM– Total Productive Maintenance) —
Direcionado à conservação das máquinas e equipamentos: manutenção, ajuste, limpeza, lubrificação etc.
Sobre este último módulo, Cláudio Lúcio considera sua aplicação extremamente vantajosa para as empresas. “A TPM, entre outros benefícios, aumenta a confiabilidade nos processos, permitindo menos paradas de máquinas, melhora a qualidade dos produtos, por reduzir o risco de erros ou baixo desempenho, diminui custos e amplia a vida útil dos maquinários, além de melhorar a segurança dos funcionários ao operá-los”, lista o instrutor. “Esse módulo não é caro, tem um relativo baixo investimento que se paga rapidamente. Sua aplicação é mais barata do que consertos e manutenções corretivos não programados e evita paradas imprevistas da produção.”

 

Especialização Técnica Abravidro em números

198 empresas já receberam o treinamento desde 2011;
1.107 módulos foram ministrados até o momento;
O programa já passou por 22 Estados do Brasil, além da Bolívia e do Paraguai;
Por meio de seus módulos, já capacitou 7.946 alunos.

 

Vozes do setor
Veja a seguir comentários de alguns processadores que já passaram pela Especialização Técnica Abravidro sobre como ela contribuiu para suas empresas:

“Com a especialização ministrada por Cláudio Lúcio da Silva, percebemos que tínhamos muito a aprender sobre o vidro e seus processos fabris, incluindo nos qualificar e levar conhecimento para nossos colaboradores. Os módulos cursados trouxeram muito ganho para a Primo. Hoje, temos procedimentos bem definidos em todos os setores da empresa — e isso passa mais segurança para o empresário, pois o conhecimento está na mão de todos e não de poucos dentro da companhia. Nossa produtividade dobrou e nossas perdas com retrabalho e quebras de vidro diminuíram muito. Tendo padrão, tudo fica mais simples.”
Vinicius Silveira,
sócio-diretor da Primo Vidros (Itapetininga, SP)

 

“O que nos motivou a participar do PPCPE foi a dificuldade que tínhamos para gerir nossa produção. Esse curso quem o ‘trouxe’ para nós foi a dor. Depois vieram também os cursos de corte, lapidação, têmpera e Acompanhamento de Layout. É difícil mensurar os ganhos, pois o que ficou foi um legado que, se repetido e reproduzido continuamente, não terá fim. Hoje, por exemplo, geramos poucos retalhos no corte, melhoramos infinitamente a qualidade do destaque, diminuímos o consumo de rebolos nas lapidadoras, gastamos menos pó de vidro no sistema de tratamento de água, melhoramos a qualidade da furação, temos menos quebras de peças no forno e cumprimos os prazos de entrega sem dificuldade e com menor esforço físico dos colaboradores – a lista é grande…”
Alessandro Alencar Cunha,
diretor da Zenit Glass (Barbacena, MG)

 

“Buscamos o auxílio da Abravidro, inicialmente, para o PPCPE e, posteriormente, para a consultoria de Acompanhamento de Layout. A mudança na empresa está ocorrendo de forma gradativa. Inicialmente, está sendo reestruturada a área de PCP da Divine, de acordo com os conhecimentos adquiridos no curso, para que ela não seja apenas um setor de otimização, mas uma das mais importantes áreas estratégicas da empresa. Paralelo a isso, estamos finalizando o projeto da planta do novo layout industrial da empresa. Após finalizadas todas mudanças, a expectativa é um aumento de 40% em nossa produção!”
Ernane José dos Santos,
diretor da Divine Vidros (Divinópolis, MG)

 

“Após um funcionário nosso participar do curso de PPCPE, do qual gostou muito, vimos que poderíamos ter um grande ganho em todo o processo de produção e, com isso, a Crisbal resolveu investir nos ensinos do Cláudio [Lúcio da Silva]. Desde a primeira vez que prestou consultoria, tivemos certeza de que ele teria de vir várias vezes, para poder colocar em prática ao menos um pouco de todo seu conhecimento e fazer toda modelagem da empresa. Isso, sem dúvidas, trouxe muitos benefícios para nós de forma geral. Falando somente da produção, tivemos um ganho de 20% e reduzimos significativamente os prazos de entrega.”
Sérgio Magalhães de Almeida, diretor da Crisbal
Comércio de Vidros Temperados (Barra Mansa, RJ)

 

Este texto foi originalmente publicado na edição 567 (março de 2020) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters