Vidroplano
Vidroplano

Sanvidro investe na certificação dos temperados

26/01/2022 - 11h03

Com quase 30 anos de atuação no setor vidreiro, a Sanvidro, de Olinda (PE), optou por certificar seus temperados (6, 8 e 10 mm) pelo Inmetro. A empresa conta com parque industrial de 20 mil m², além de filiais na Região Metropolitana do Recife e Agreste do Estado – e nem mesmo o posto de referência local no segmento a impediu de buscar mais qualificação para seu processo produtivo. Ao invés de se acomodar com as conquistas do passado, a processadora decidiu olhar para o futuro.

Legitimidade
Única beneficiadora pernambucana a carregar a chancela do Inmetro para temperados atualmente, a Sanvidro levou quatro meses para concluir o processo (setembro a dezembro do ano passado). No dia 16 de dezembro, a certificação foi aprovada. “Estamos sempre buscando o diferencial. Como prezamos pela excelência dos nossos produtos, o investimento em segurança é primordial para nos mantermos competitivos no mercado”, destaca Moisés Santos, diretor-executivo da empresa. “Com o selo, atestamos o correto desempenho do vidro temperado produzido por nós”. O trabalho de estudo e aprovação das amostras foi feito pelo Instituto Beltrame da Qualidade, Pesquisa e Certificação (Ibelq).

 

certificação2

Imagem: Divulgação

 

 

Nova mentalidade
Segundo Santos, a implementação de um novo sistema de gestão ajudou a corrigir antigos vícios na produção, enquanto a conscientização dos colaboradores foi fundamental para alcançar o objetivo. “O trabalho em equipe é o segredo do sucesso. Percebemos o quanto é importante a gestão da qualidade para a empresa. A padronização e o controle dos processos já nos permitem apresentar resultados melhores”, afirma o dirigente. “A realização dos ensaios de desempenho, de forma diária, nos permite acompanhar a têmpera e adequá-la às orientações da norma.”

O consultor da Abravidro para certificação, Edweiss Silva, também auxiliou a Sanvidro ao longo dessa adequação. “Por meio da consultoria, fizemos melhorias nos procedimentos internos de gestão, o que nos deixou confiantes para a auditoria”, revela Santos.

Resultados imediatos
Apesar de ter recebido a chancela há apenas um mês, a processadora já notou retornos significativos. Segundo Santos, houve redução de desperdício com o controle de retalhos e, consequentemente, redução de custos. “Agora descortinamos um crescimento comercial com produtos de alta qualidade e expansão de mercado.” Por isso mesmo, mais certificações estão na mira, como a ISO 9001, processo que a Sanvidro se prepara para iniciar ainda em 2022.

 

certificação3

Imagem: Divulgação

 

 Crédito da imagem: Divulgação

Este texto foi originalmente publicado na edição 589 (janeiro de 2022) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters