Vidroplano
Vidroplano

Seminário discute o vidro como barreira do som

23/11/2015 - 17h04

7º VidroSom leva a Salvador debate sobre atuação do material em soluções acústicas

A sétima edição do seminário técnico VidroSom, organizado pela Atenua Som, foi realizada no dia 22 de outubro em Salvador, no Fiesta Convention Center. A Abravidro marcou presença como uma das apoiadoras institucionais.

Mais de 120 profissionais conferiram palestras sobre as soluções acústicas oferecidas pelo vidro. O conteúdo foi semelhante ao da 6ª edição do encontro — realizado em São Paulo, no dia 12 de novembro de 2014 —, que rendeu a série especial Caixa Acústica, publicada nas edições de março, abril e maio de 2015 de O Vidroplano. O material trouxe suplementos didáticos explicando como o vidro pode atuar como barreira do som.

O objetivo do aspecto itinerante do evento é levar informação e conhecimento a diferentes regiões do País. Veja na página seguinte  alguns conceitos explicados.

O que é acústica?
O engenheiro e gerente de Marketing da Cebrace, Carlos Henrique Mattar, explicou que frequência (determinante do tom) e intensidade (volume, medido em decibel) são os responsáveis por integrar o som. Destacou também que, quanto mais espesso,
mais o vidro barra o som. Porém, cada tipo de vidro tem frequências específicas que o fazem vibrar, diminuindo sua capacidade de atenuação. Por isso, devem-se combinar materiais para compensar essa perda.

A importância do caixilho e esquadria
Segundo estudos de Edison Claro de Moraes, diretor da Atenua Som e fundador do VidroSom, o caixilho é tão relevante para a questão quanto o vidro. Cases já resolvidos pelo especialista foram apresentados: frestas de 1 mm podem representar até 10% de perda no isolamento.

Débora Barreto, arquiteta e mestra em engenharia ambiental urbana na área de poluição sonora, comentou os requisitos da NBR 15.575 – Edificações habitacionais – Desempenho. Para ela, a esquadria representa o elemento mais vulnerável em termos de transmissão sonora.

Tecnologias do presente e futuro
“A natureza não se defende, ela se vinga”, afirmou José Guilherme Aceto, empresário e diretor da Avec Design, ao comentar a urgente
necessidade de a construção civil utilizar produtos duráveis, evitando o descarte de materiais. Nesse sentido, ele destacou a tecnologia de janela deslizante, para vidros laminados ou temperados, que dispensa caixilhos e manutenção.

Fazer ensaios é essencial
Michele Gleice, diretora-técnica do Instituto Tecnológico da Construção Civil (Itec), apresentou um panorama dos ensaios acústicos realizados em diversos modelos de esquadrias disponíveis no mercado nacional. “É melhor errar no laboratório do que errar no cliente”, apontou, reforçando a importância de as empresas testarem seus produtos.

Ação social
O VidroSom também é reconhecido por seu cunho social. Segundo os organizadores, todo o dinheiro arrecadado com as inscrições foi revertido para a Nova 4E — Entidade Especializada em Pessoas Especiais, de São Paulo — e Núcleo de Apoio ao Combate do
Câncer Infantil, em Salvador. Os alunos da Nova 4E e do Colégio Estadual Sátiro Dias, da capital baiana, participaram de um concurso de desenho com o tema A poluição sonora e minha vida. Os vencedores foram Alexia Delego Bronze, Hanna Nunes Ferreira e Marcela Santos de Alencar (Sátiro Dias), além de Felipe Braga Fidélis (Nova 4E).



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters