Vidroplano
Vidroplano

Sempre ao seu lado

21/03/2019 - 09h48

Em março de 2018, a Abravidro lançava a campanha #TamoJuntoVidraceiro. A iniciativa foi desenvolvida com dois grandes objetivos: orientar os processadores sobre as boas práticas que devem ser adotadas com os vidraceiros quanto a questões como atendimento, política comercial e orientações técnicas; e informar, e também incentivar, esses dois elos da cadeia no cumprimento das normas técnicas para o trabalho com o vidro.

Um ano depois, a ação vem tendo boa receptividade não só por vidraçarias e processadoras, mas também pelas usinas de base e entidades ligadas ao setor. Foi, inclusive, o destaque do estande da Abravidro na edição do ano passado da feira Glass South America, a maior do setor vidreiro da América Latina.

Por isso, confira a seguir alguns exemplos de como a campanha atingiu diversos nichos da nossa cadeia ao longo dos últimos doze meses.

basaltovidros

Levando o conhecimento adiante
Este mês, a Têmpera Basalto Vidros, de Maringá (PR), usou seu perfil no Instagram para mostrar a seus seguidores a tabela Que vidro usar?, um dos materiais da campanha. “Temos fornecido, principalmente por meio das redes sociais e aplicativos de comunicação, conteúdos de apoio como os oferecidos pela iniciativa”, conta Anderson de Oliveira Silva, gerente-comercial e de Marketing da processadora.

Jaime de Paula Peicher, diretor da Têmpera Basalto Vidros e presidente da Adivipar-PR, considera que o #TamoJuntoVidraceiro traz conteúdos indispensáveis para a qualificação do setor: “A informação e o conhecimento são a chave para o real desenvolvimento frente às dificuldades de retomada de crescimento. Nesse sentido, a ação é de grande ajuda, pois tem uma linguagem simplificada que consegue atingir todos os envolvidos no segmento, desde os responsáveis pelo processamento até os instaladores”.

vidrosbelem

Recepcionando os consumidores
A Vidros Belem, na cidade do Rio de Janeiro, tem uma versão grande da tabela Que vidro usar? afixada bem na entrada da empresa. “Esse é um trabalho que precisa ser bastante divulgado. Com a tabela, nossos clientes já conferem logo no atendimento qual é o vidro certo para a aplicação de que precisam”, comenta Antonio Skardanas, sócio-diretor da empresa e presidente do Sincavidro-RJ. Ele acrescenta que também já distribuiu os materiais da campanha para seus consumidores. Dessa forma, eles conseguem falar com arquitetos e outros especificadores tendo em mãos as informações necessárias para garantir não a escolha mais fácil, mas sim a correta.

Além das fronteiras do vidro
Quem também se interessou pela campanha foi a engenheira Fabíola Rago Beltrame, diretora do Instituto Beltrame de Qualidade, Pesquisa e Certificação (Ibelq): após ter contato com os materiais na sede da Abravidro, ela pretende utilizá-los nas apresentações do Ibelq e nas aulas na universidade em que leciona. “Informar sobre qual o tipo de vidro ideal para cada aplicação é o começo para a conscientização da escolha correta da esquadria e dos fechamentos dos vãos. Por isso, é muito importante que a campanha atinja a todos — estudantes, técnicos, arquitetos, engenheiros, construtores, projetistas, decoradores, universidades, corretores de imóveis e consumidor final. Só tenho a parabenizar a Abravidro por essa ação”, afirma.

De um elo a outro
“Quando tive o primeiro contato com o #TamoJuntoVidraceiro, achei que veio atender uma das principais demandas do nosso setor vidreiro: capacitar e colaborar para o mercado de uma forma didática e interessante”, explica Luciana Teixeira, coordenadora da Rede Habitat, da Cebrace. É por isso que a usina vidreira faz uso dos materiais da campanha como consulta nas palestras concedidas a vidraceiros e também em casos de dúvidas de alguns funcionários.

Segundo Luciana, a Cebrace acredita que, quanto mais a informação circular, de forma que seja “palatável” por todos, maior é a colaboração para o desenvolvimento do setor vidreiro no Brasil.

Os outros materiais da campanha
Site
O Portal Abravidro tem uma área dedicada às informações do #TamoJuntoVidraceiro.
Cartilha Aplicação do vidro na construção civil
Apresenta dados sobre os principais tipos de vidro e suas aplicações, conforme a norma NBR 7199 — Vidros na construção civil – Projeto, execução e aplicações.
Boas práticas para processadores de vidros
Em formato de cartaz, para ser impresso e afixado na área de atendimento das processadoras, esse material indica as boas práticas que devem ser mantidas pelas empresas no relacionamento com os vidraceiros.

Este texto foi originalmente publicado na edição 555 (março de 2019) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters