Tabela Que Vidro Usar

Série Conexão Glass promove segundo webinar

Foco do evento foi em fabricantes de maquinários
Glass South Americareportagens
Seu navegador não suporta a funcionalidade de áudio. Use um navegador mais recente para ouvir esta notícia.
Série Conexão Glass promove segundo webinar

No 2º webinar da série Conexão Glass, realizado pela NürnbergMesse Brasil (NMB) no dia 26 de novembro, o tema abordado foi Tecnologia: desafios e perspectivas para o futuro do setor de máquinas. A iniciativa da NMB tem o objetivo de discutir diversos tópicos que serão explorados na próxima edição da Glass South America, principal feira vidreira da América Latina. Os encontros online são realizados mensalmente até a data da mostra, de 1 a 4 de setembro de 2021.

 

Recuperação acima do esperado
Os convidados da edição de novembro foram Gabriel Alves de Andrade, diretor da Agmaq, e Yveraldo Gusmão, diretor da GR Gusmão. Alexandre Brown, head de Portfólio da NürnbergMesse Brasil, e Paula Bosqueiro, coordenadora de Marketing da empresa, mediaram a conversa.

Ao analisar o impacto da pandemia sobre os fabricantes de maquinários, os convidados apontaram a retomada inesperada desse segmento. Para Andrade, nem o analista mais otimista esperaria o cenário observado no Brasil. Como exemplo, citou que, embora a Agmaq tenha sofrido redução de quase 20% na quantidade de funcionários no começo da quarentena, a empresa conseguiu recompor e até aumentar esse quadro nos meses posteriores.

A opinião foi compartilhada por Gusmão. Hoje, disse o executivo, o mercado está com uma retomada tão quente que a pandemia parece ter sido deixada para trás. Apesar disso, ressaltou que todos os cuidados com a saúde e segurança de seus colaboradores não foram e não podem ser deixados de lado.

glass-south-america2

 

Com relação aos desafios vividos por nosso setor, segundo Andrade, faltam produtos para serem comprados – no caso, o próprio vidro plano. Dessa forma, ele considera importante a atuação da Abravidro junto às usinas de base para assegurar a normalização do abastecimento. Por sua vez, Gusmão comentou que faltam também algumas matérias-primas para a fabricação de maquinários e equipamentos – aliás, a indústria como um todo sofre com essa escassez. Além disso, alguns clientes ainda estão aguardando o mercado regularizar-se antes de voltar a investir nele.

Continue a leitura após a publicidade

Avanço tecnológico
Um item apontado por Andrade a respeito da alta instabilidade do dólar: apesar de trazer efeito negativo para o Brasil, permitiu que a indústria nacional se tornasse mais competitiva aos olhos dos compradores. Outro elemento que beneficiou esse segmento foi a maior facilidade no acesso a linhas de crédito e financiamento apresentada durante a pandemia.

Os convidados do webinar também destacaram a área de tecnologia das empresas brasileiras. “Há uns vinte anos, estávamos bastante defasados, mas hoje já temos conhecimento de ponta para competir de igual para igual com o resto do mundo”, afirmou o diretor da Agmaq, enfatizando que sua empresa atualmente exporta equipamento para 11 países. Gusmão comentou que, após observar uma brecha desatendida no mercado interno, sua empresa aproveitou o período para investir no desenvolvimento de equipamentos de automação que possam suprir essa demanda.

glass-south-america3

 

Expectativas para a Glass 2021
Os dois profissionais mostraram-se bastante ansiosos e otimistas a respeito da edição de 2021 da Glass South America. A Agmaq, participante da Glass há 20 anos, avalia que a feira tem um papel fundamental para os fabricantes de máquinas no Brasil. Para Gusmão, a retomada das exposições vidreiras é muito importante e a Glass ajuda a demonstrar a constante evolução do mercado. “Hoje, a feira já é um espaço de qualidade mundial, muito próxima da Glasstec”, afirmou.

Ambas as empresas já preparam novidades para seus estandes. A GR Gusmão, representante de fabricantes internacionais como Schiatti Angelo e Triulzi, pretende mostrar também seu trabalho como produtora de equipamentos de automação. Por sua vez, a Agmaq anunciou uma série de lançamentos, incluindo linhas de furação inteligentes e outros produtos incorporados à Indústria 4.0.

Este texto foi originalmente publicado na edição 576 (dezembro de 2020) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.

Leia também: