Sindividros-RS e Abravidro formam turma do PPCPE no RS

Giro pelos Estadosreportagens
Seu navegador não suporta a funcionalidade de áudio. Use um navegador mais recente para ouvir esta notícia.
Sindividros-RS e Abravidro formam turma do PPCPE no RS

Treinamento foi realizado nos dias 7 e 8 na cidade de Caxias do Sul

Nos dias 7 e 8 de julho, profissionais de empresas processadoras de vidros de diversas regiões do Rio Grande do Sul – como Novo Hamburgo, Garibaldi, Caxias do Sul, Bento Gonçalves e Porto Alegre – participaram do módulo de Planejamento, Programação, Controle da Produção e Estoques (PPCPE) da Especialização Técnica Abravidro. A turma foi organizada pelo Sindicato das Indústrias de Vidros, Cristais, Espelhos, Cerâmica de Louça e Porcelana no Estado do Rio Grande do Sul (Sindividros-RS) em parceria com a Abravidro.

As aulas tiveram lugar no Instituto Senai de Tecnologia, em Caxias do Sul, reunindo colaboradores de empresas como Lapividros, Modelo Vidros, Tempersinos, Urban Processadora de Vidros e Vidroforte.

Cláudio Lúcio da Silva, instrutor-técnico da Abravidro e referência nacional na transformação de vidros, foi o responsável pela ministração do curso. O módulo de PPCPE, único curso do mercado desenvolvido especificamente para as demandas da indústria vidreira, teve foco na aplicação prática de conceitos que impactam diretamente os resultados das empresas, temas essenciais para a eficiência da produção, redução de perdas e melhoria do atendimento ao cliente.

“A realização do módulo PPCPE reforça o compromisso do Sindividros-RS com a capacitação contínua da cadeia produtiva do vidro, estimulando a adoção de práticas mais eficientes e sustentáveis no ambiente industrial”, avalia Rafael Ribeiro, presidente da Abravidro e do Sindividros-RS.

Conteúdo abordado

Continue a leitura após a publicidade

Durante os dois dias de formação, os participantes tiveram acesso a ferramentas e estratégias voltadas para:

  • Implantação de um PCP profissional no beneficiamento de vidros para a construção civil e arquitetura;
  • Visualização do pedido perfeito e identificação de falhas no processo de atendimento;
  • Análise da capacidade real do parque industrial e criação de planos de contingência;
  • Redução de perdas, quebras e acidentes, com impacto direto nos custos operacionais;
  • Uso eficaz de softwares de gestão, integrando setores e otimizando a produção;
  • Cumprimento de prazos e melhor gestão do estoque e da produção.

Feedback dos participantes

Paula Alessi, gerente de produção da Tempersinos, participou do curso pela segunda vez e elogiou a didática do instrutor: “Tive a oportunidade de participar novamente do treinamento de PPCPE e fiquei muito satisfeita em ver que o conteúdo foi revisado e ajustado às novas realidades e desafios da nossa indústria. A didática e o conhecimento do instrutor foram mais uma vez um diferencial. Foi um momento importante de atualização, troca de experiências e fortalecimento da visão estratégica sobre os processos”.

Para o coordenador de PCP e compras da Vidroforte, Sergio Csik Filho, o curso superou as expectativas, abordando conteúdos, ferramentas e exemplos práticos de forma estratégica. “Participar do curso foi uma experiência extremamente enriquecedora. O conteúdo foi muito bem estruturado, abordando desde os conceitos básicos de planejamento e controle da produção até estratégias mais avançadas específicas para o setor vidreiro. As ferramentas e técnicas apresentadas já estão sendo aplicadas na minha rotina de trabalho, trazendo mais eficiência e organização aos processos produtivos. Recomendo fortemente a todos os profissionais que atuam ou desejam atuar na área de PCP, especialmente dentro do segmento de vidros”.