Vidroplano
Vidroplano

Tendências de mercado para 2019

18/12/2018 - 10h30

Escrito por Rafael de Souza

Fique atento às circunstâncias favoráveis e ameaças existentes no mercado. O melhor é preparar-se desde já para o ano que chega. Por isso, confira nove tendências e oportunidades de mercado que impactarão a maioria dos negócios em 2019.

Marketing digital: utilize as mídias sociais, blog, vídeos e o site de sua empresa para gerar conteúdo, engajamento e relacionamento, atraindo e conquistando clientes;

Consumidor mutante: as necessidades, desejos, problemas e comportamento dos consumidores sofrem mudanças cada vez mais rápidas, principalmente em relação à tecnologia. Portanto, fique atento;

Customização: permita que a clientela personalize produtos e serviços. As pessoas reconhecem quando são atendidas com exclusividade;

Atendimento humanizado: apesar dos inúmeros recursos tecnológicos, consumidores dão valor à questão humana. Então é importante passar essa sensação até mesmo no suporte automatizado ao cliente;

Mercados de nicho: especializar-se em um nicho de mercado pode ser um diferencial para atuar em um setor com menor concorrência;

Negócio e trabalho com propósito: a maioria da população busca consumir produtos e serviços ou trabalhar em empresas que tenham propósito e agreguem valor à vida ou à sociedade;

Tempo é o maior ativo: quem sabe utilizá-lo a seu favor, seja na gestão da empresa ou como valor agregado ao produto/serviço que vende, terá um grande diferencial frente à concorrência;

Clientes menos fiéis às marcas: esse comportamento pode ser visto como oportunidade e ameaça ao mesmo tempo. Cabe ao empresário usar estratégias para tirar proveito disso;

Economia colaborativa e startups: modelos de negócios que permitam escalabilidade, sustentabilidade, economia de recursos (físicos, financeiros e naturais), praticidade e colaboração são a base dos futuros negócios.

rafaelsouzaRafael de Souza é analista de Negócios do Sebrae-SP na regional de São José dos Campos. Graduado na área de tecnologia da informação, é especialista em gestão estratégica de negócios e em gestão de pessoas.

Este texto foi originalmente publicado na edição 552 (dezembro de 2018) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters