Termari Vidros conquista certificação Inmetro
25/10/2022 - 14h22
Fundada em 1996, a Termari Vidros começou sua jornada no setor fazendo importação e distribuição de vidro. Em 2012, entrou de vez no segmento de processamento com a construção de uma unidade no município de Viana, Região Metropolitana de Vitória. Atualmente, conta com parque fabril de 5 mil m² de área construída, empregando cerca de sessenta colaboradores. E nem mesmo todo o crescimento ao longo das décadas impediu a empresa de dar mais um passo rumo à qualificação: no fim de setembro, recebeu a certificação Inmetro para temperados nas espessuras de 5, 8 e 12 mm.
Por que certificar?
Para o diretor Gilney Calzavara Júnior, buscar a chancela traz segurança e organização aos processos produtivos, além de engajar o time de colaboradores em prol de uma melhora coletiva e também pessoal nas tarefas da empresa. “Sabíamos que ganharíamos produtividade e que poderíamos atender clientes qualificados que exigem a certificação Inmetro”, explica. “Termos a absoluta convicção, comprovada por uma entidade isenta, de que nosso temperado oferece realmente segurança aos clientes e usuários finais foi outro dos principais motivos.”
Como funciona?
O processo completo levou cerca de seis meses até a emissão do Certificado de Conformidade, ocorrida em 20 de setembro. Os ensaios duraram 25 dias. “Encontramos pouca dificuldade, pois a empresa já era bem organizada”, analisa Júnior. Ainda assim, houve ganhos no controle e documentação dos processos, em especial na rastreabilidade da matéria-prima. “A consultoria da Abravidro foi fundamental para que tudo fosse realizado da forma correta, nos ajudando em relação à documentação pertinente, bem como à adequação de alguns métodos para a auditoria. A nosso ver, tendo em vista a especificidade técnica da certificação, não seria possível alcança-la sem a consultoria.”
Vale a pena?
De acordo com Júnior, os retornos comerciais serão colhidos em breve, pois a conquista se deu há pouco tempo. No entanto, o posicionamento da processadora no setor já é outro – e isso influenciará positivamente nos negócios. “Entendemos que o investimento vale a pena e é importante, considerando a diferenciação necessária aos nossos produtos num mercado altamente concorrido”, comenta.
Crédito da foto de abertura: Jansen Dias Lube
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