Vidroplano
Vidroplano

Teto de vidro, com muito orgulho!

21/11/2017 - 18h05

Pessoas que vivem em grandes centros urbanos, como a cidade de São Paulo, passam boa parte do tempo em espaços fechados, sem interação com seus arredores. Curiosamente, uma das regiões mais movimentadas da capital paulista recentemente ganhou um verdadeiro “respiro visual”: trata-se das estações Alto da Boa Vista, Borba Gato e Brooklin, da Linha 5-Lilás, do metrô da cidade, cobertas por grandes cúpulas de vidro que conferem um aspecto mais amplo e moderno a elas. E acredite, os benefícios trazidos pelo material vão muito além de sua aparência!

Mobilidade aprimorada
vp_brooklin3 cópia
A Avenida Santo Amaro era uma estrada que ligava São Paulo ao então município de Santo Amaro (hoje um distrito da capital). Atualmente, é uma via de grande importância — por isso, congestionamentos são comuns em suas duas pistas.

As novas estações do metrô devem contribuir para uma melhor distribuição do fluxo entre os meios de transporte: considerando somente a estação Brooklin, estima-se que 30 mil pessoas devam embarcar nela diariamente.

Por falar na estação Brooklin, ela é particularmente uma grande usuária de vidro. Além da cúpula na entrada, traz guarda-corpos de temperados laminados no interior. O edifício anexo, composto por salas técnicas, é todo revestido por temperado serigrafado na cor preta.

Leveza em meio à ‘selva de pedra’
vp_brooklin2 cópia

A ideia por trás da concepção dessas estruturas foi criar espaços visualmente leves e transparentes, em contraste com as aglomerações de prédios na Avenida Santo Amaro, local das obras. As cúpulas também tiram proveito da transparência para eliminar a percepção de clausuras típicas dos espaços subterrâneos das estações.

Economia nas contas de luz e água
Com o uso de vidro de controle solar, há uma economia dupla de energia: reduzem a necessidade de lâmpadas e barram a passagem de calor e raios ultravioleta (usando mais ventilação natural do que ar condicionado). O Metrô de São Paulo também destaca que o vidro acumula menos sujeira em relação a outros materiais — assim, a limpeza pode ser feita em intervalos maiores.

Ficha técnica

paraseunegocio_nov15Projeto
Ivan Piccoli (Metrô de São Paulo)
Vidros
Laminados 6+6 mm, compostos por incolor na face interna e Cool Lite KNT440 de controle solar, da Cebrace, na face externa
Fornecedora
GlassecViracon
Fixação
Diretamente nos perfis da estrutura de aço por meio do sistema Ecoglazing
Instalação
Avec Design
Área total envidraçada
1.113,63 m² (cada cúpula)

Este texto foi originalmente publicado na edição 539 (novembro de 2017) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters