Vidroplano
Vidroplano

Todo relógio é feito de vidro?

22/06/2023 - 22h01

Entre as invenções mais importantes da humanidade, o relógio talvez seja uma das menos lembradas: nossa relação com o objeto se tornou tão familiar ao longo dos tempos (está presente em computadores, celulares, televisores, fogões…) que mal nos lembramos de sua importância para nossa rotina. E o vidro tem total relação com o produto, afinal, sem visor, não dá pra saber as horas.

Relógios de parede antigos eram comumente feitos com o material – os atuais também, embora alguns modelos ganhem acrílico. Os de pulso são mais diversos, sendo fabricados com três matérias-primas diferentes:

  • Plexiglass: um tipo de acrílico resistente a impacto, barato, porém muito suscetível a riscos, o que pode dificultar enxergar o visor;
  • Cristal mineral: é o usado na maioria dos relógios fabricados no mundo. Consiste em uma espécie de vidro feito de sílica e que passa por um tratamento térmico. Bastante durável, reflete menos a luz que os materiais concorrentes;
  • Cristal de safira: sintético, é produzido em laboratório – por isso mesmo é bem caro. Usado em marcas de luxo, é altamente resistente a riscos.

Quando for consultar as horas para saber se está atrasado ou não, lembre-se do histórico papel do vidro nessa tarefa.

Este texto foi originalmente publicado na edição 606 (junho de 2023) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.

Crédito da foto de abertura: Dr/stock.adobe.com



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters