Vidroplano
Vidroplano

Transparência para a criatividade

21/09/2018 - 10h43

Não é novidade para os leitores de O Vidroplano que os nossos materiais são bastante enriquecedores para qualquer projeto de arquitetura e design — ainda assim, os profissionais dessas áreas sempre conseguem nos surpreender com novas possibilidades de aplicação. Algumas delas puderam ser vistas em duas partes diferentes do País: na 24ª Casa Cor Minas, em Belo Horizonte, e na 1ª Casas Conceito, em Salvador, ambas realizadas no mesmo período, de 7 de agosto a 16 de setembro. Veja alguns desses espaços.

24ª CASA COR MINAS
Releituras de um mestre
vp_casamg-carico1O arquiteto mineiro Carlos Alexandre Dumont, o Carico, foi homenageado pelos quarenta anos de vida profissional com o ambiente Retrospectiva Arquiteto Carico, elaborado por sua filha, Júlia Gontijo Dumont, e por Tina Barbosa, ambas também arquitetas. O espaço é uma recriação do escritório de Dumont com “repaginações” de mobiliários assinados por ele, como um biombo de alumínio e vidro impresso Quadretti (foto), da Cinex, produzido pela loja Sumisura (representante da processadora gaúcha em Minas Gerais). Destaque também para a cadeira com assento de vidro multilaminado presente no ambiente.

Relevos envidraçados
vp_casamg-bodeguitaAnimação é a melhor palavra para descrever o visual do Bar Bodeguita Secreto. Para conseguir esse efeito, a arquiteta Isabela Vecci abusou de cores, estampas e relevos. Esses últimos podem ser vistos nos vidros impressos canelados que compõem o balcão do bar (à esquerda na foto): durante o dia, eles integram parcialmente os dois lados, enquanto, à noite, filamentos de luz de LED ao seu redor se acendem e dão a ideia de uma grande luminária.

Cor e reflexo
vp_casamg-salabanhoO contraste de cores chama atenção na Sala de Banho, da designer de ambientes Janaina Naves. A tranquilidade do branco e do azul domina a maior parte do espaço, mas é sobreposta por grandes espelhos bronze (à esquerda na foto). Juntamente com as colunas e estruturas de cobre, eles agregam um aspecto vibrante para o ambiente.

Solução polivalente
vp_casamg-sumisuraA Sumisura, representante exclusiva da linha Cinex Arch em Minas Gerais, teve seu próprio ambiente na Casa Cor Minas 2018. O Studio Sumisura, assinado pela arquiteta Gislene Lopes, levou, em primeira mão, algumas das soluções lançadas pela marca este ano, como um móvel da linha Síntese: embora seja um armário com portas e prateleiras de vidro, seu fundo de vidro impresso (foto), voltado para o dormitório, também funciona como uma divisória entre ambientes.

 

CASAS CONCEITO 2018

vp_conceito-jacarandáBom-dia da natureza
A arquiteta Ana Paula Magalhães assina o espaço Bem Viver Jacarandá. Ali, é literalmente possível acordar de frente com a natureza logo do lado de fora do quarto. O efeito é uma cortesia da grande janela bem de frente à cama (foto), composta por laminados 4+4 mm feitos com peças de controle solar Habitat Neutro Incolor (da Cebrace, processados pela Artenele), que, de quebra, protegem o interior do ambiente do calor soteropolitano.

vp_conceito-pitangueiraTransparência por todos os lados
Amplas vitrines com peças de controle solar Habitat Champanhe 4+4 mm (foto), beneficiados pela Transparence, fazem parte das fachadas do Studio Pitangueira, da arquiteta Nathalia Velame. Nosso material, utilizado em conjunto com estruturas de madeira, permite grande entrada de luz natural no interior do ambiente.

vp_conceito-ipêrosaJoia gigante para um estúdio de joias
A fachada do Studio de Joias Ipê Rosa, de Bianca Mota e Marta Azevedo, chama atenção por seu formato (foto): é como se uma joia gigante se projetasse para fora da vitrine. Ela foi feita com laminados 4+4 mm compostos por Habitat Refletivo Verde, processado pela Artenele, cuja cor contribui para deixar a estrutura parecida com uma gigantesca esmeralda.

Este texto foi originalmente publicado na edição 549 (setembro de 2018) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters