Vidroplano
Vidroplano

Tudo novo na norma de ferragens para vidros

04/09/2015 - 12h13

Revisão do documento inclui padronização dos produtos e métodos de ensaio para avaliação de desempenho

Após mais de dois anos de trabalho da Comissão de Estudo Especial de Ferragens (ABNT/CEE-188), o projeto de revisão da ABNT NBR 14651 — Ferragens para vidro – Requisitos e métodos de ensaio está em fase de conclusão. O documento passou por uma transformação radical, ganhando conteúdo inédito. A seguir, mostrarei as principais novidades do texto que entrará em consulta nacional nos próximos meses.

Unidos pela norma
O principal objetivo da revisão é facilitar a comunicação entre os elos da cadeia vidreira por meio da padronização da sua linguagem. Dessa forma, o novo texto contemplará a grande maioria das ferragens utilizadas nas instalações e aplicações de vidros na construção civil. Entre os destaques, posso apontar alguns: padronização dos códigos, descrição das ferragens, inclusão dos recortes e furações dos vidros, além da obrigatoriedade de identificação do fabricante no produto final.
A padronização de códigos e descrições contribuirá para um melhor entendimento entre o mercado (vidraceiros/especificadores) e o fabricante (produtores/vendedores) no momento da aquisição das ferragens, já que será adotada uma linguagem universal. Cabe ressaltar que o setor já possui certo padrão nesse sentido — porém, pretendemos difundir a norma e torná-la oficial.

Preocupação com a qualidade
O documento também indicará métodos de ensaios para a avaliação do comportamento das ferragens, incluindo fatores como resistência e durabilidade.
A definição desses requisitos é fundamental para garantir que uma ferragem tenha desempenho adequado à sua utilização, atendendo as demandas e necessidades do consumidor final.

Trabalho conjunto
Por ser produtor, o setor de ferragens teve participação muito ativa durante a revisão. No entanto, gostaria de enaltecer a parceria com a Abravidro, fundamental para representar os processadores de vidro e vidraceiros. Como as reuniões ainda não acabaram, fica o convite às empresas de ferragens e do setor vidreiro para participar da reta final desse processo.

Participe das reuniões
Qualquer profissional vidreiro pode fazer parte das comissões de estudo. Confira a agenda de reuniões em www.abravidro.org.br/normas_agenda.asp e confirme a presença pelo e-mail cb37@abnt.org.br

Roney Honda Margutti
Coordenador da Comissão de Estudo Especial de Ferragens (ABNT/CEE-188)

Fale com eles!
Abravidro — Tel. (11) 3873-9908 e cb37@abnt.org.br
ABNT — www.abnt.org.br



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters