Vidroplano
Vidroplano

Um dever da indústria

21/03/2016 - 17h10

Este texto foi originalmente publicado na edição 519 (março de 2016) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista clicando aqui

Neste mês, a coluna “Falando em normas” trata de um assunto de extrema relevância para o setor: a marcação do vidro temperado. Mesmo sendo um requisito da ABNT NBR 14698 – Vidro Temperado, nem todos os fabricantes inserem seu nome no material — a equipe de O Vidroplano, inclusive, já fez uma reportagem sobre marcação de vidros na edição de julho de 2012 (nº 475), disponível para leitura digital em nosso site: www.ovidroplano.com.br.

Obrigação de todos 
A NBR 14698 estabelece que toda peça de vidro temperado deve ser marcada com a identificação do fabricante de forma indelével — ou seja, a marcação não pode se soltar do vidro. Por ser um requisito da norma, isso não é uma opção, mas sim um dever da indústria.

Além disso, a identificação é importante, pois ajuda a diferenciar, claramente, um vidro de segurança de um comum. Em algumas aplicações nas quais o vidro temperado é exigido, a marcação indica se foi utilizado o material correto.

Sem contraindicação
Alguns temperadores, em especial aqueles que fornecem para a indústria moveleira, afirmam que o cliente não aceita vidros com a identificação da empresa, alegando que o aspecto estético do móvel poderia ser prejudicado. No entanto, para contornar esse problema, a identificação pode ser colocada na borda, junto à espessura da peça, uma vez que a norma não especifica o local exato para a marcação.

Vale citar ainda que colocar a marca no vidro é divulgar a empresa para os consumidores, o que demonstra confiança na qualidade de seu produto.

Certificação também é segurança
Por falar em qualidade e diferencial de mercado, é importante reafirmar o papel da certificação do vidro temperado. Ela é uma forma de garantir a confiabilidade do produto, além de eliminar desperdícios e reduzir custos de produção por meio de um maior controle dos processos.

Ficou interessado? A Abravidro oferece consultoria gratuita para seus associados, com o objetivo de auxiliar no processo de certificação. Portanto, conte conosco para conquistar a chancela que atesta a segurança dos temperados e abre portas para mercados mais rigorosos.

Estamos trabalhando
Clique aqui para conferir os projetos em discussão



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters