Vidroplano
Vidroplano

Um giro pelas atividades das entidades regionais

23/11/2015 - 12h55

Mesmo no fim do ano, a capacitação não foi deixada de lado pelas associações vidreiras regionais. Confira a seguir algumas atividades promovidas em diversos Estados brasileiros.

Em Cachoeiro do Itapemirim, 2º Comvidro é concluído
A segunda edição do Encontro de Capacitação em Vidro – Comvidro teve seu último evento realizado pelo Sindividros-ES no dia 17 de outubro, na cidade capixaba de Cachoeiro do Itapemirim. Participaram 120 pessoas (foto acima). O treinamento foi patrocinado pelas empresas AGC, Cebrace, Guardian, Saint-Gobain Glass, União Brasileira de Vidros (UBV) e Vivix.

Boxes e normas
A programação do 2º Comvidro incluiu duas palestras de Vera Andrade, coordenadora-técnica da Abravidro. Uma das apresentações abordou as normas técnicas para aplicações de vidros na construção civil, enquanto a outra apresentou o programa De olho no boxe, lançado este ano pela Abravidro, enfatizando a importância da manutenção periódica dos boxes de banheiro.

Normas técnicas em Santa Catarina
As normas técnicas relacionadas ao vidro na construção civil também foram tema de três apresentações realizadas por Clélia Bassetto,  consultora de Normalização da Abravidro, em três cidades catarinenses nos dias 20 e 21 de outubro.

As palestras, em universidades de Joinville, Tubarão e Palhoça, a convite da Ascevi, visaram a alunos de arquitetura e engenharia. No total, os três eventos contaram cerca de 350 participantes, os quais também conheceram os benefícios do nosso material para projetos arquitetônicos.

Mineiros se encontram
No dia 3 de novembro, a Amvid-MG realizou o 1º Encontrar Minas. Idealizado como uma confraternização diferenciada, ele apresentou aos varejistas e processadores dicas visando a ajudar o setor a superar as dificuldades enfrentadas em momentos de
crise. O evento contou com a parceria do Sebrae e patrocínio das empresas Arbax, Belga Metal, Bend Glass, Divinal
Vidros, Divine, Tec-Vidro, Varanda de Vidro, Vidrália e Vidros & Vidros.

Em busca de um mercado saudável
Leonardo Braz Vieira Santos, presidente da Amvid, ressaltou para os 220 participantes que a entidade já vem trabalhando para tornar o mercado mais saudável para o desenvolvimento do setor. Disse ainda que não se pode mais aceitar corrupção, seja ela em qualquer nível social.

Profissionais capacitados
A Amvid deu continuidade a seus treinamentos em outubro e novembro, formando mais duas turmas de alunos na Escola Senai Paulo de Tarso. A primeira passou por dois cursos seguidos, começando por um intensivo de capacitação básica de 5 a 13 de outubro. No dia seguinte, tiveram início as aulas da Especialização em Medição e Instalação de Vidros Temperados e Especiais (Nível I) – Sistemas de Baixa Complexidade, concluídas no dia 6 de novembro.

Abravidro apoia curso do Sincomavi-SP
No dia 5 de novembro, o Sincomavi deu início às aulas do Curso de Comunicação e Vendas para Vidraçarias. O treinamento, que se encerra no dia 24, foi gratuito e apoiado pela Abravidro. O patrocínio ficou para a AGC, Cebrace, Guardian, Saint-Gobain Glass, União Brasileira de Vidros e Vivix.

Técnicas de venda
A aula inaugural, do consultor Adriano Sá, abordou o tema Canais de comunicação. Os alunos aprenderam sobre a importância de utilizar todos os meios disponíveis para divulgar seus produtos e serviços no setor vidreiro. As demais aulas estão a cargo de Nidelci de Oliveira, também consultora. Com o tema Atendimento e foco em vendas, o treinamento discutirá como entender o processo de atendimento, negociação e fechamento de vendas, além de ensinar os profissionais a conhecer seu produto e seu cliente.

Preparando-se para o ‘Bloco K’ no Rio de Janeiro
Mais uma entidade regional levou a seus associados conhecimentos sobre o Bloco K, informação do controle da produção e do estoque criada dentro do Sped ICMS/IPI. No dia 9 de novembro, cerca de quarenta pessoas estiveram na sede do Sincavidro, no Rio de
Janeiro, para assistir à palestra Substituição tributária — Sped ICMS/IPI para o controle da produção e do estoque. A apresentação foi feita por Roberto de Campos, diretor da empresa Keysystems Informática e consultor da Abravidro.

‘Bloco K’: atenção às informações!
Campos comentou o funcionamento do Sped ICMS/IPI com o Bloco K e quais decisões e cuidados as empresas deverão tomar nos próximos anos para estar preparadas para fornecer as informações no bloco. Entre eles estão o aperfeiçoamento do controle de estoque, os cuidados com a codificação dos produtos e com a conversão de unidades (para evitar informações divergentes entre
a documentação fiscal e o Sped) e a comunicação interna entre os departamentos da empresa.

 



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters