Vidroplano
Vidroplano

A vantagem da Indústria 4.0

17/04/2019 - 17h10

Escrito por Neto Angel

A imagem de que robôs e inteligência artificial irão extinguir postos de trabalho é injustificada. As transformações da Indústria 4.0 tornam possível o trabalho, lado a lado, de humanos e máquinas de maneiras novas e altamente produtivas. Afinal, essas tecnologias permitem agilizar, coletar e compreender dados de diversas fontes (como sensores em rede, equipamentos de produção e sistemas de gerenciamento de clientes), melhorando a tomada de decisões das empresas em tempo real.

Os líderes devem ajudar seus gerentes e funcionários a antecipar a mudança para se entusiasmarem com o aprendizado de novas habilidades. Por isso, é importante estar atento a alguns conceitos que poderão beneficiar as empresas daqui para o futuro:

Robôs autônomos
A maior adversária de uma organização talvez seja ela mesma, graças a erros na execução de pedidos e não cumprimento de prazos. Os concorrentes, ao contrário, mais ajudam que atrapalham, pois são os responsáveis por forçar as empresas a inovar e a crescer.

Simulação avançada
Será usada nas operações da fábrica para alavancar dados, espelhando o mundo físico no virtual. Isso inclui máquinas, produtos e humanos, além de permitir que os operadores testem e otimizem configurações em um modelo virtual primeiro.

Integração horizontal e vertical
Redes de integração de dados universais aumentam a conectividade entre departamentos, fornecedores e parceiros, resolvendo a falta de comunicação na empresa.

Nuvem híbrida e virtualização
À medida que os dados aumentam, o armazenamento local não será suficiente, o que nos leva aos cloud services e à virtualização. Elementos de análise de dados de alta velocidade permitem o compartilhamento de conhecimento. Os serviços avançados de nuvem também permitirão estratégias de previsão e prevenção antecipadas.

Realidade aumentada
Essa tecnologia ganhará mais tração à medida que os aplicativos de realidade aumentada para negócios e indústria forem desenvolvidos. Por exemplo, na Indústria 4.0, pode ajudar a localizar rapidamente as peças em um armazém.

Neto Angel
é consultor e especialista em growth hacker, tendo expertises em marketing, SEO, branding, ADS e performance.

Este texto foi originalmente publicado na edição 556 (abril de 2019) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters