Vidroplano
Vidroplano

Vidros blindados: revisão de norma é retomada

22/10/2015 - 11h17

Processo dividirá a ‘NBR 15000’ em duas ou mais partes

A comissão de estudos do ABNT/CEE-161 — Sistema de Blindagem retomou os trabalhos de revisão da NBR 15000 — Blindagens para impactos balísticos – Classificação e critérios de avaliação. Um dos objetivos é criar duas ou mais partes para a norma — hoje, ela só possui uma. Com isso, será mais fácil contemplar os diversos assuntos relacionados à proteção blindada de pessoas físicas, bens e propriedades.

Retomada
O processo foi interrompido em 2012, devido a divergências em questões como a realização dos ensaios técnicos, aplicados nos vidros pelo Exército Brasileiro, e também o armazenamento e preparação das amostras. Nessa nova etapa, buscaremos o consenso, por meio do diálogo, sobre os diferentes tópicos de interesse.

A retomada da revisão foi solicitada à ABNT pela Associação Brasileira de Blindagem (Abrablin). Com o aumento da demanda por vidros blindados, há a necessidade de se atualizar e aperfeiçoar a norma. Por isso, a comissão já se reúne desde o início de setembro para debater o novo texto. Vale lembrar que, além dos vidros, também fazem parte da norma as blindagens opacas, como mantas balísticas e aços, entre outras. Além da criação de novas partes, outras mudanças deverão fazer parte do novo texto — no entanto, ainda é cedo para comentar o que poderá mudar.

CONVITE
Em nome da comissão de estudos, deixo o convite para as empresas vidreiras participarem das reuniões, sejam fabricantes, comerciantes ou usuários de produtos blindados. A presença de toda a cadeia é importante nesse momento.

Como participar das reuniões?
É fácil! Confira no site da Abravidro (www.abravidro.org.br) a agenda de encontros do ABNT/CB-37 e mande e-mail confirmando a sua presença!

Paulo Benedito Pacheco, coordenador da comissão de estudos

Fale com eles!
Abravidro — Tel. (11) 3873-9908 e cb37@abnt.org.br
ABNT — www.abnt.org.br



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters