Vidroplano
Vidroplano

Vidros e espelhos marcam presença na Casa Cor SP 2022

23/08/2022 - 14h04

Quer saber o que está na moda na arquitetura e decoração de interiores? Basta visitar a Casa Cor São Paulo, principal edição da maior mostra desses setores na América Latina. Em 2022, o evento comemora 35 anos de existência. Para celebrar a data, foi montado em um ícone da cidade, o Conjunto Nacional, localizado em plena Avenida Paulista. Até 11 de setembro, você poderá visitar a mostra e conferir o que os arquitetos e designers prepararam: vidros e espelhos, mais uma vez, revelam-se materiais-chave para ambientes residenciais e comerciais, oferecendo beleza estética e funcionalidade aos espaços.

Nas próximas páginas, confira alguns dos principais destaques da exposição. Na edição de setembro de O Vidroplano, veja mais soluções encontradas por lá.

Tendências transparentes
Nossa equipe de reportagem notou alguns usos de vidro e espelhos que se repetem em ambientes da Casa Cor SP. Confira três deles:

- Espelhos em formatos inusitados
Assim como no ano passado, a mostra trouxe um padrão que foge do tradicional na aplicação de espelhos. Esqueça o formato retangular clássico: agora, o material ganha formas orgânicas, geométricas e molduras em diferentes estéticas. Karol Suguikawa instalou um grande espelho (montado pela Vidrotec) em seu Lounge I’mpress Impress (foto 1), dando a ele um caráter tridimensional. O Estúdio Ostuni (foto 2), de Gregory Copello, apostou em um pórtico espelhado logo na entrada, montado pela Ladeira Martins Espelhos. A arquiteta Beatriz Quinelato também colocou uma peça orgânica no Espelho da Alma (foto 3): o Espelho Poá tem desenho de seu próprio escritório, tendo sido montado pela loja de móveis Odara. Por fim, vale citar a solução criativa de Daiane Antinolfi para a Galeria dos Restaurantes (foto 4): na parte destinada às pias do banheiro, o Espelho Âmbar (da Guardian) foi aplicado na frente de um vidro refletivo, ajudando a brincar com os reflexos e cores do espaço.

espeljos 1

espelhos4 copiar

 

 

- Vidros texturizados
Peças com relevo puderam ser vistas em diversos espaços, agregando transparência, privacidade e tridimensionalidade. Um dos destaques é a divisória em modelo industrial presente na Ilha de Conforto Golden Hour, assinada pela designer de interiores Elaine Vilela de Sousa, com peças de aramado, canelado, martelado, pontilhado e miniboreal aplicadas sobre uma estrutura de alumínio anodizado preto fosco (foto 1), fabricada sob medida pela Silvestre Vidros. Na Casa Eté Duratex, do escritório Todos Arquitetura, o vidro canelado aplicado no fundo do guarda-roupas no quarto da suíte (foto 2) desempenha também a função de janela no banheiro, fazendo a integração visual dos dois espaços.

vp_texturizados1 copiar

vp_texturizados2 copiar

 

- Portas e fechamentos

Em alguns ambientes, os visitantes já davam de cara com nosso material logo na entrada. As portas do Estúdio Amorphous, de Wesley Lemos, têm peças refletivas aplicadas dos dois lados (foto 1) – tendência adotada também na estante do quarto. Na Livraria, do escritório João Daniel Arquitetura, os painéis de vidro presentes no fechamento do ambiente e nas folhas pivotantes voltadas para o exterior do Conjunto Nacional têm um padrão visual semelhante ao de tecidos (foto 2).

vp_portas1 copiar

vp_portas2 copiar

 

Casa LG Magenta, de Otto Felix
As paredes do espaço de Otto Felix são totalmente feitas de tijolos de vidros, fato que ajuda na entrada de luz natural – o ambiente fica de frente para uma das fachadas do Conjunto Nacional. Vidro também está presente em vários mobiliários, como na mesa de centro da sala de estar e no armário da cozinha. E até mesmo os eletrodomésticos da LG possuem o material como revestimento, incluindo a evaporadora Artcool Gallery, que funciona como um quadro personalizável, e o closet inteligente LG Styler. O Espelho Corcovado, da Bonni Design, é o toque final de elegância para o quarto.

ottofelix1 copiar

 

Living Art, de Murilo Lomas
O ambiente do arquiteto pode servir como showroom para as diversas possibilidades que o vidro oferece a uma casa. Na sala de jantar, tem uma grande mesa preta com tampo envidraçado (acervo do próprio Lomas); na sala de estar, mesas de centro coloridas, feitas de forma artesanal, enfeitam o local – são do designer Lucas Recchia, comercializadas pela Firmacasa; no quarto, um armário da Todeschini conta com portas de vidro refletivo na cor champanhe; por fim, o banheiro ganhou incolores no boxe e espelhos pratas na área da pia (inclusive no teto dessa instalação), fornecidos pela Conceito Vidros.

murilolomas1 copiar

 

Através do Olhar, de Brunete Fraccaroli
Ao entrar no espaço da arquiteta, chama a atenção uma grande divisória de vidros extra clear com 2,85 m de altura (foto 1), curvados e temperados pela Unividros e instalados pela Penha Vidros e Wady Vidros – a estrutura permite a separação entre ambientes ao mesmo tempo que os mantém completamente integrados visualmente. Nosso material também se faz presente em uma estante desenhada pela própria arquiteta e fabricada pela Romanzza (foto 2), com peças de temperados instaladas pela Wady Vidros, e nas mesas de centro Dune, fabricada pela Dunelli e Lattoog, cujas pernas são feitas de peças temperadas. Todos os vidros do ambiente foram fabricados pela Cebrace.

nova abertura (1) copiar

 

Estúdio 11, de Francisco Cálio
Para onde se olha no Estúdio 11, é possível encontrar vidros. A fachada tem laminados 4+4 mm de ClimaGuard SunLight (produto de controle solar, da Guardian) e permite a integração com a parte interna do Conjunto Nacional. No quarto, duas grandes peças de Espelho Guardian Evolution 4 mm, penduradas no teto, embelezam o local. Já no banheiro, uma chapa de laminado incolor 4+4 mm forma o boxe – é outra estrutura a trazer transparência ao espaço.

franciscocalio1 copiar

 

Espaço Verso, de Carolina Scarpelli
Fazendo jus ao tema “Infinito Particular” desta edição da mostra, o banheiro traz já na entrada uma série de espelhos Cebrace prata, fornecidos pela Direct Glass, colocados em ângulos distintos (foto 1) de forma que os visitantes possam enxergar todos os seus ângulos, faces e versos. Pequenos espelhos, também da Cebrace, foram aplicados pela Direct Glass em formatos orgânicos com frases sensoriais nas laterais das cabines sanitárias. Vale destacar ainda os painéis Vitrium, da Dominus Tecnologia e Automação, atrás das pias (foto 2): os sistemas são compostos de vidros refletivos (as peças usadas nesse espaço foram importadas) aplicados 1 mm à frente de telas de LED, sem que um encoste no outro. A solução traz tecnologia e transmite informações ao mesmo tempo que reflete as imagens dos visitantes e do ambiente.

vp_carolinascarpelli1 copiarvp_carolinascarpelli2 copiar

 

Templo de Memórias, de Consuelo Jorge
Projetado para ser um ambiente acolhedor e intimista, tem como peça central o armário Síntese (foto 1), da Cinex Arch, todo feito de vidro em uma estrutura de alumínio que descansa sobre dois volumes de pedras: o móvel, que parece flutuar com a iluminação cenográfica, também desempenha a função de dividir as áreas do ambiente. Outras soluções da Cinex Arch se fazem presentes nesse espaço, como o biombo Opus (foto 2), com painéis de tramas tecidas com palha natural colada aos vidros e sistema pivotante de abertura, proporcionando privacidade e um visual elegante e leve quando fechados.

vp_consuelojorge1 copiarvp_consuelojorge2 copiar

 

Sol:.ar, do estúdio Plantar Ideias
Peças artísticas feitas com nosso material são a alma do espaço. A obra de mesmo nome do ambiente é a protagonista (foto 1): foi feita pelo Mercado da Imagem laminando vidros (na frente) com espelhos (atrás), da AGC, com interlayer alaranjado, formando um grande círculo remetendo a um sol espelhado e trazendo a tropicalidade, leveza e harmonia de um pôr do sol. Na areia, laminados – também produzidos pelo Mercado da Imagem, com peças da AGC – com interlayer translúcido azulado, formam estruturas semelhantes a cristais (foto 2), montados sobre lâmpadas que os fazem brilhar e atrair o olhar do visitante, remetendo a boas energias e a uma sensação de acolhimento.

vp_plantarideias1 copiarvp_plantarideias2 copiar

 

Este texto foi originalmente publicado na edição 596 (agosto de 2022) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.

 

Créditos das fotos: Marcos Santos



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters