Vidroplano
Vidroplano

Vitrum 2023 é realizada em setembro

21/09/2023 - 11h40

Uma das mais tradicionais feiras vidreiras europeias foi realizada nos dias 5 a 8 deste mês, no complexo Fiera Milano, na comuna de Rho, arredores de Milão, Itália. A edição 2023 da Vitrum, mostra organizada pela Associação Italiana de Fornecedores de Máquinas, Acessórios e Produtos Especiais para o Processamento de Vidro (Gimav), recebeu mais de 7.200 visitantes de cerca de 90 países para conferir 204 marcas expositoras.

Números animadores
A quantidade de pessoas que passaram pelo pavilhão de exposições foi 46% maior que a da edição 2021 – época em que os eventos vidreiros voltavam a ser realizados após a pandemia. “Vivemos dias de compromissos, reuniões e conversas com as empresas e visitantes que recebemos. Foi uma possibilidade de verem o que a indústria de processamento de vidro tem a oferecer em termos de inovação, pesquisa e design”, comenta o presidente da Gimav e da Vitrum, Dino Zandonella Necca.

O presidente da Abravidro, Rafael Ribeiro, e a superintendente da entidade, Iara Bentes, estiveram na mostra, a convite dos organizadores, para conferir em primeira mão as novidades apresentadas por lá.

 

Como é tradição, brasileiros viajaram para a Itália para participarem da feira

Como é tradição, brasileiros viajaram para a Itália para participarem da feira

 

Divisão temática
Este ano, a Vitrum dividiu os cerca de duzentos estandes em doze caminhos temáticos. Cada um levava a empresas especializadas em determinado segmento, incluindo vidro float, esquadrias, vidro automotivo, impressão e revestimentos, softwares e associações vidreiras, entre outros.

E não foi apenas a feira que fez Milão respirar vidro no começo de setembro. A Gimav organizou a exposição Vision Milan Glass Week nos dias 4 a 10. Espalhado pelo centro da cidade, o evento incluiu visitas guiadas a museus locais, instalações de arte, workshops e atividades para crianças.

 

vitrum3

 

Reunião
No segundo dia da mostra, ocorreu uma reunião da Community of Glass Associations (CoGA) — Comunidade de Associações Vidreiras. A CoGA reúne associações de nosso segmento de diversas partes do mundo, incluindo a Abravidro, como representante brasileira. O encontro dos membros dessa entidade debateu os passos da indústria em direção ao crescimento sustentável.

A idealizadora da comemoração do Ano Internacional do Vidro pela Organização das Nações Unidas em 2022, a pesquisadora espanhola Alicia Durán, fez um balanço sobre as atividades realizadas para celebrar o uso de nosso material no ano passado. Ardiç Yilmaz e Burcu Apak, membros da International Commission on Glass (ICG) — Comissão Internacional do Vidro —, falaram a respeito do projeto ICG 2030, focado na realização de pesquisas científicas para aproximar a indústria vidreira do campo acadêmico. Houve tempo ainda para o ex-chairman do congresso Glass Performance Days (GPD), Jorma Vitkala, explicar as ações do Glass Innovation Institute (GII) — Instituto de Inovação do Vidro —, do qual ele é fundador.

A seguir, acompanhe os destaques apresentados ao público por algumas empresas internacionais com atuação no Brasil.

 

Comemorando o aniversário de 45 anos, a Adelio Lattuada levou à Vitrum 2023 um modelo da linha TL de lapidadoras, indicada para empresas com produção de grande escala. As máquinas podem ter de nove a onze rebolos, são versáteis (trabalham em peças pequenas e grandes, incluindo espessuras grossas) e ainda funcionam de forma modular, com a possibilidade de integrá-las à lavadora modelo OT 300.

A Bottero montou um estande institucional na feira, mostrando em vídeos e catálogos seus maquinários para processamento. Além disso, nos dias de Vitrum, a fabricante italiana abriu sua fábrica em Cuneo para receber visitantes em um showroom, onde exibiu diversos equipamentos: mesas de corte para laminado 548 LAM e 520 LAM; mesa de corte para monolítico 363 BCS (com cabeçote para vidros low-e); CNC Pratica Plus; e lapidadora copo 111 FX.

Um dos destaques da Bovone na Vitrum foi sua linha de lapidadoras ELB completamente automáticas. Ela também chamou a atenção para suas sinergias com a empresa irmã BDT, que atua na área de rebolos e ferramentas para o processamento de vidro e também fornece soluções para máquinas de outras fabricantes e para centros de usinagem.

O espaço da CMS focou na comunicação institucional para divulgar os equipamentos para processamento da marca. Entre os destaques estavam as soluções em centros de usinagem (como o Ypsos, um CNC vertical capaz de furar e lapidar, entre outras funções, chapas monolíticas e laminadas), linhas integradas e mesas de corte.

O Digit 4200, centro de usinagem CNC horizontal da Denver, pode recortar, lapidar, polir e escrever na superfície do vidro, entre outras funções. A máquina conta com troca automática de ferramentas (28 posições no total) e cabeçote que rotaciona até 540 graus, de forma a deixar o trabalho mais ágil. A empresa mostrou também o CNC vertical Advance Elite.

O estande do Grupo Fenzi deixou à vista diversas soluções. Para a fabricação de insulados, apresentou a gama de selantes (Butylver, Hotver, Poliver e Thiover), além do espaçador termoplástico Butylver TPS e de perfis warm edge (que ajudam a reduzir o coeficiente de transferência de calor) como o Chromatech Ultra e o Thermix Tx Pro. Na área de pintura, a Tecglass (braço do grupo) apresentou produtos para impressão digital sobre vidros em ultra-alta definição e a linha de tintas Duralux Water Based, para pintura da face traseira de espelhos.

O lançamento da italiana Forel é a linha para produção de insulados com perfil termoplástico. Capaz de processar também vidros com perfis rígidos convencionais, conta com a chamada “estação de buffer”, que ajudará o espaçador termoplástico a se estabilizar, oferecendo maior velocidade para o restante da operação. Outra novidade: o classificador de estoque Sorting System, especialmente desenvolvido para insulados.

A finlandesa Glaston apresentou a linha de têmpera FC Series Evo, a mais nova adição à família FC Series: segundo a empresa, trata-se de uma solução inteligente e eficiente em termos de energia. Assim como outros produtos da família, a FC Series Evo conta com o sistema Autopilot, um “piloto automático” que reduz a necessidade de intervenção do operador e oferece controle de processo definindo automaticamente todos os parâmetros necessários com base na colocação da chapa de vidro na linha. Outro destaque foi o White Haze Scanner, primeira solução baseada em inteligência artificial a fornecer uma indicação visual do efeito white haze (névoa branca) em vidros processados.

O enorme espaço da austríaca Lisec teve demonstrações ao vivo do funcionamento de diversos maquinários. Um dos destaques, a TPA — linha para produção de insulados com espaçadores termoplásticos — trabalha com uma gama enorme de espessuras sem intervenção manual. Ela tem a tecnologia CleanSeal, voltada para aumentar a qualidade da vedação dos cantos dos insuladas. Vale mencionar também o FPS-A, sistema automatizado para preenchimento de gás nas câmaras dessas peças.

A Macotec aproveitou a Vitrum para levar os visitantes da feira até sua sede, onde preparou uma divulgação extensa sobre seus produtos. A empresa italiana revelou seus estudos relacionados à inteligência artificial – com direito à apresentação mostrando como a tecnologia tende a impactar a indústria do vidro. Demonstrou ainda sua linha de corte para laminados com a mesa Strato Active WR. Por fim, mostrou também uma linha combinada para corte de monolítico e laminado.

O estande do Grupo Pujol contemplou suas duas divisões. A Hornos Pujol apresentou o Temper Flex. Forno de têmpera fabricado com tecnologia e materiais de última geração, ele permite a produção de temperado com excelente planimetria e sem o efeito de anisotropia. Já a Evalam, fabricante de interlayers de EVA para laminados, teve como carro-chefe na feira o Evalam Visual, com alto desempenho em termos de transparência, força de adesão e atenuação acústica – o interlayer estrutural AB-AR também foi mostrado.

O carregador automático CVB35, da Schiatti Angelo, funcionou a todo vapor no estande da fabricante italiana de maquinários, demonstrando como a automação de equipamentos com os conceitos da Indústria 4.0 pode otimizar o processamento do vidro. Fazendo cinco ciclos de trabalho por minuto, o CVB35 trabalha com peças pequenas (130 x 80) e de até 1.200 x 1.200 mm.

O Strato EVA, interlayer de EVA para laminados, produzido pela italiana TK Satinal, ganhou destaque na participação da empresa na Vitrum. O material obteve a certificação ISCC Plus, que mede a pegada neutra de carbono dos produtos industrializados na Europa. Assim como outras companhias, a TK Satinal também abriu as portas de sua fábrica, na região de Erba, durante a realização da Vitrum.

Fabricante italiana de lavadoras, a Triulzi mostrou dois modelos do equipamento que impressionavam pelo tamanho. O Vertical Closed Top é uma lavadora vertical, de alta produtividade e indicada para peças de esquadrias e de aplicações em interiores. O outro era uma máquina horizontal, para chapas de grandes dimensões.

No estande da espanhola Turomas, via-se sua nova linha de softwares responsável por estabelecer a conexão entre máquinas e programas ERP. A tecnologia é fruto dos projetos desenvolvidos pela fabricante que visam a automatizar as atividades logísticas, como carregamento, corte e armazenamento de vidro, para uma produção mais eficiente. Outra novidade foi o sistema de remoção de revestimento de vidros, chamado ACR (Advanced Coating Removal).

Este texto foi originalmente publicado na edição 609 (setembro de 2023) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.

Crédito da foto de abertura: Vitrum Life



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters