Tabela Que Vidro Usar

Zurich Blue Building tem fachada envidraçada dupla

Prédio de escritórios em Madri tem ótimo desempenho energético
reportagensVidro em obra
Seu navegador não suporta a funcionalidade de áudio. Use um navegador mais recente para ouvir esta notícia.
Zurich Blue Building tem fachada envidraçada dupla

Foi-se o tempo em que prédio de escritórios tinha uma estética parecida no mundo todo – as tradicionais janelinhas que se repetiam em andar por andar. Hoje, o bem-estar dos trabalhadores e a sustentabilidade da obra são conceitos básicos de qualquer projeto arquitetônico desse tipo. Basta ver o Zurich Blue Building, construído em Madri, capital da Espanha: com fachada envidraçada dupla, o edifício incorpora curvas e transparência ao seu design.

Ficha técnica
Obra: Zurich Blue Building
Autor do projeto: Rafael de La-Hoz
Local: Madri, Espanha

Na busca pelo verde
Localizado na movimentada avenida Paseo de la Castellana, no coração do centro financeiro da cidade, o Zurich Blue Building foi desenvolvido pelo renomado arquiteto espanhol Rafael de La-Hoz. O prédio passou por reforma total para chegar às formas atuais com o objetivo de otimizar a eficiência energética do local. O sucesso nesse quesito foi geral: recebeu a certificação Leed Gold, criada para construções sustentáveis, e foi agraciado com o 3 Diamantes em 2017, prêmio que homenageia a arquitetura eficiente da Espanha.

Curvas de tecnologia
O maior destaque em relação ao desempenho é a fachada, feita juntamente com a empresa Bellapart, especializada em instalações desse tipo. A estrutura é dupla – ou seja, é formada por duas peles de vidro separadas por um espaço entre elas. A parte interna conta com insulados (de vidro ultraclear, que possui baixo teor de ferro para maior transparência, de controle solar), montados em perfis de alumínio; a parte externa também conta com peças ultraclear, porém curvadas, intercaladas por módulos de aço inoxidável com microperfuração.

Continue a leitura após a publicidade

Ambas as peles são fixadas sem necessidade de furação, pois usam um sistema semelhante a grampos de aço. O espaço entre as duas fachadas é algo parecido com uma passarela, feita de metal e com revestimento antiderrapante no chão, para facilitar a manutenção por parte dos administradores do prédio.

Essa complexa construção garante total controle da temperatura interna, diminuindo o nível de ofuscamento e permitindo um alto nível de atenuação acústica. O sistema de ar-condicionado também traz maior conforto: ao utilizar água e gás como fluidos de transmissão, oferece uma sensação térmica mais próxima da natural – além de otimizar o desempenho, a eficiência e a sustentabilidade. Tudo de olho no bem-estar dos trabalhadores e com a ajuda fundamental de nosso material.

Este texto foi originalmente publicado na edição 602 (fevereiro de 2023) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.

Créditos das fotos: Alfonso Quiroga