Vidroplano
Vidroplano

2022 é o Ano Internacional do Vidro

26/01/2022 - 10h26

Em maio passado, o Conselho-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) definiu que 2022 é o Ano Internacional do Vidro. O pleito partiu de duas entidades globais do setor vidreiro: a International Commission on Glass – ICG (Comissão Internacional do Vidro) e a Community of Glass Associations – CGA (Comunidade de Associações Vidreiras). Mas o que, de fato, isso representa? Veja a seguir o contexto em que a ideia surgiu e o que pode trazer de bom para o segmento.

Reconhecimento
Vale explicar o que é essa iniciativa da ONU. Há décadas, a organização homenageia áreas do conhecimento e suas contribuições à sociedade por meio dos “Anos Internacionais”, de forma a dar visibilidade a esses segmentos. Em relação ao vidro, o assunto foi apresentado em público pela primeira vez numa reunião da CGA em 2019, na Itália – encontro do qual a Abravidro participou representando o Brasil. A partir daí, a ICG começou as tratativas para levar a demanda adiante, contando com a ajuda da fabricante Corning e da American Ceramic Society (Sociedade Americana de Cerâmica). Ao todo, entidades e empresas de mais de 70 países endossaram o pleito, incluindo a Abravidro e a Abividro, ambas filiadas à CGA.

“Reverenciar nosso material este ano é ainda mais importante pelo momento em que vivemos, com todo o mundo ansioso para deixar a pandemia enfim para trás. Afinal, o vidro terá uma função muito importante em nossa rotina pós-Covid, graças às suas características como facilidade de limpeza e integração com segurança”, afirma o presidente da Abravidro, José Domingos Seixas. “Estamos muito entusiasmados com essa oportunidade de exaltar o vidro com tudo que ele representa”, declara Lucien Belmonte, presidente-executivo da Abividro.

Conteúdo
O principal propósito da data é celebrar o papel milenar do vidro na vida humana – seja nas coisas do dia a dia, como a presença na arquitetura, utensílios domésticos e eletrônicos, ou também em aplicações muito mais grandiosas, como as fibras ópticas que conduzem a Internet para todo o mundo e os painéis fotovoltaicos para a produção de energia limpa.

 

fibra-optica

Imagem: volff/stock.adobe.com

 

Para isso, pensou-se em uma programação ao longo de todo o ano, abrangendo diferentes eventos a serem realizados pelo planeta. O pontapé inicial seria uma conferência em Genebra, na Suíça, a ser realizada de 9 a 11 de fevereiro. Mas a situação complexa da pandemia na Europa, com um enorme aumento nos casos de Covid por conta da variante Ômicron, coloca o evento em risco. Até o fechamento desta edição de O Vidroplano, não temos informações sobre adiamento, embora seja bem provável. De qualquer forma, quando acontecer, será transmitido ao vivo online, reunindo figuras políticas e profissionais renomados da comunidade vidreira mundial. Durante o encontro, ocorrerá ainda o lançamento de um livro em homenagem à comemoração.

 

mercado2

Imagem: rh2010/stock.adobe.com

 

Seção especial
É claro que O Vidroplano não poderia deixar passar a efeméride. Por isso, em 2022, teremos a seção “Ano Internacional do Vidro”. Todo mês, você poderá conferir alguma curiosidade sobre a história do nosso material, incluindo a evolução de sua fabricação ao longo dos séculos, quais as matérias-primas usadas e fatos relevantes para o desenvolvimento do produto como o conhecemos, entre muitas outras informações. Veja clicando aqui!

Calendário cheio
Aqui estão alguns eventos pelo mundo já programados para o Ano Internacional do Vidro. No Brasil, este ano teremos a Glass South America e também outro grande encontro vidreiro, bastante conhecido dos leitores desta revista – cujos detalhes ainda não podem ser revelados. Quem sabe algo especial não esteja sendo preparado por aqui?

MARÇO: simpósio GLAS2022 – Rijksmuseum (Museu Nacional), em Amsterdã, Holanda, com palestras de pesquisadores e cientistas

ABRIL: Congresso Internacional de Tecnologia Industrial, em Xangai, China

JULHO: 26º Congresso Internacional do Vidro, em Berlim, Alemanha, incluindo plenárias e workshops sobre fusão e processamento

AGOSTO: 1ª Bienal Latino-Americana de Arte em Vidro, em Cartago, Costa Rica, contendo obras de artistas do continente

DEZEMBRO: Cerimônia de encerramento do Ano Internacional do Vidro, em Tóquio, Japão

Financiamento coletivo
A organização do Ano Internacional do Vidro abriu uma campanha de financiamento coletivo para instituições, empresas e profissionais do setor que queiram colaborar com a realização dos eventos. É possível fazer doações pelo site donate.iyog2022.org via PayPal ou cartão de crédito. Os valores arrecadados servirão para permitir que as atrações da programação sejam gratuitas ao público, levando mais conhecimento sobre o vidro à sociedade.

Crédito da imagem: Richie Chan/stock.adobe.com

Este texto foi originalmente publicado na edição 589 (janeiro de 2022) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters