3ª live da Conexão Glass discute importância da manutenção
28/01/2021 - 11h09
A NürnbergMesse Brasil, organizadora da feira Glass South America, realizou, no dia 16 de dezembro, o 3º webinar da série mensal Conexão Glass. Vinicius Braga, diretor-comercial da Tec-Vidro; Érico Miguel, diretor de Planejamento da Ideia Glass; e Rodrigo Sandim, do Jornal do Vidro, foram os convidados. A live discutiu a manutenção de boxes e sacadas.
Essencial para o consumidor e para o vidraceiro
Boxes e sacadas são semelhantes a um carro — disse Érico —, pois também precisam passar periodicamente por manutenções e trocas de componentes desgastados com o tempo. Para corroborar a ideia, o diretor da Ideia Glass apontou que, por exemplo, o comprador que não faz a revisão na data estipulada pela concessionária pode até mesmo perder a garantia de seu veículo. Da mesma forma, a norma NBR 14207 — Boxes de banheiro fabricados com vidros de segurança determina que o boxe deve passar por manutenção preventiva pelo menos 1 vez a cada 12 meses.
Para Vinicius, da Tec-Vidro, a baixa procura por esse serviço pode não ser causada por falta de preocupação com a segurança, mas sim por desconhecimento, cabendo aos profissionais do nosso setor conscientizar os clientes sobre a importância desse serviço. Ele acrescentou que a manutenção de sistemas envidraçados ainda é um mercado pouco explorado pelos vidraceiros, mas traz oportunidades de lucro ao mesmo tempo que envolve baixo custo aos profissionais.
Nesse sentido, Alexandre Brown, head de Portfólio da NürnbergMesse Brasil e mediador do webinar, destacou que uma ação muito positiva foi a participação da Abravidro no programa É de Casa, da Rede Globo, no início de 2020, para falar sobre a manutenção preventiva de boxes de banheiro, o que trouxe muita visibilidade ao assunto entre o público e gerou retorno na demanda por esse serviço.
Vale ressaltar que a Abravidro conta, desde 2016, com o programa De Olho no Boxe, cujo objetivo é levar informações sobre o serviço, tendo uma seção voltada para vidraceiros e outra para consumidores finais (veja mais no final da reportagem).
Capacitação
A necessidade de profissionais aptos a realizar manutenção de sistemas também foi discutida. Segundo Vinicius, como muitos vidraceiros ainda não têm formação adequada para a execução da tarefa, além de oferecer treinamentos para eles, é relevante a existência de um guia com o passo a passo, elaborado por fabricantes desses sistemas, para ajudá-los a identificar os aspectos essenciais de cada produto.
Érico lamentou o fato de que ainda há no Brasil empresas que não se preocupam em padronizar a produção ou disponibilizar componentes separados em caso de desgastes, obrigando o vidraceiro ou o cliente final a comprar o kit completo pela segunda vez. Para ele, todos os elos do mercado precisam estar mais empenhados em resolver os problemas do consumidor de forma que o deixe realmente satisfeito.
2020: desafios e oportunidades
Com relação aos impactos da pandemia no mercado de kits, os convidados consideraram que houve tanto aspectos negativos como positivos. A paralisação na produção nos primeiros 60 dias foi considerada ruim, pois muitos trabalhadores no final da cadeia da construção civil, como pedreiros, empreiteiros e vidraceiros, que ainda precisavam finalizar obras, ficaram sem acesso aos insumos necessários.
Com relação às matérias-primas, de acordo com Vinicius, não houve grande dificuldade com o fornecimento de alumínio, mas outros materiais usados nos perfis estiveram em falta, como o plástico e o nylon.
Por outro lado, Érico citou que a maior permanência de boa parte da população em suas casas a levou a prestar mais atenção nos problemas de funcionamento em seus boxes e outras aplicações de vidro, como portas, o que aumentou a demanda por kits e, consequentemente, pela manutenção deles.
Novidades para a Glass 2021
Tanto a Ideia Glass como a Tec-Vidro anunciaram que terão novidades na edição 2021 da Glass South America. A primeira terá três lançamentos na feira, nas áreas de boxes de banheiro e portas de vidro; já a segunda adiantou que o sistema OrbiTec de movimentação para folhas de vidro usado atualmente em seu Kit Sacada será implementado também em outras soluções.
De Olho no Boxe
A Abravidro criou o programa De Olho no Boxe para conscientizar vidraceiros e consumidores sobre a importância da manutenção preventiva anual de boxes de banheiro, conforme determina a norma NBR 14207.
No site oficial do programa (www.deolhonoboxe.com.br), diversos materiais e informações estão disponíveis, incluindo:
– Manual de utilização, limpeza e manutenção dos boxes de banheiro: disponível para download, ele traz orientações para a conservação do boxe e a identificação de falhas de funcionamento – saliente-se que, segundo a NBR 14207, o vidraceiro é obrigado a entregar o manual ao cliente;
– Ferramenta de lembrete de manutenção: aqui o consumidor cadastra a data da instalação ou da última verificação e, no momento certo, recebe um lembrete, via e-mail, avisando que o produto precisa ser revisado por um profissional;
– Dicas: como verificar se o produto está bem instalado e seguro;
– Relação de vidraçarias: fornecedores que executam manutenção e instalação de boxe.
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